Pragmático QB

Pragmático QB

segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Braga 0 vs FC Porto 1 - 27.08.2017 - Liga Portuguesa

Meu querido mês de Agosto.

4 jogos, 4 vitórias, todas neste mês. Afinal de contas, Agosto não é só o mês dos Avecs, dos Jean Pierres, dos carros xunning com dois depósitos (para a gasolina e outro para o azeite), enfim, de toda aquela parolada que se gosta de exibir nesta altura. Agosto foram mais ou menos 20 dias de futebol, divididos em 4 jogos, ganhos de forma categórica.

Depois de um empate e uma derrota na Pedreira nos últimos 2 anos, o Porto ganhou pela margem mínima no marcador, mas pela margem máxima naquilo que se passou em campo. Este era aquele jogo que todos os Portistas ansiavam ver, para perceber até que ponto esta equipa é forte mentalmente e estaria, ou não, preparada para as grandes batalhas que se avizinham. O maior clube do mundo ganhou por um golo, numa noite em que com uma maior inspiração, poderíamos estar a falar de números quase históricos, a relembrar 2002, quando ganhamos por 0-4.


Solidez defensiva - Já dizia o antigo treinador da NBA, Phil Jackson, "ataques ganham jogos, defesas ganham campeonatos". O homem ganhou 11 títulos na maior liga de basquetebol do mundo, é actualmente o treinador mais titulado da NBA e por isso parece-me um gajo a quem devemos dar algum crédito. A verdade é que são 4 jogos sem sofrer golos, algo que não acontecia desde a época 1983/84. Marcano e Felipe tem revelado um entrosamento quase pornográfico, dando a ideia que jogam juntos há mais de uma década, quando na realidade é somente o 2º ano em que partilham o centro da defesa. Casillas com 36 anos de idade e praticamente 20 anos a virar frangos (e esta expressão é dita no bom sentido do frango), bate recordes de minutos sem sofrer golos. Telles e Ricardo, são 2 laterais que passam mais tempo no meio campo adversário, mas que mesmo assim raramente se deixam surpreender nas missões defensivas. O Braga não teve um único remate enquadrado à baliza do Porto, algo que não é muito normal. Sá, Reyes, Láyun e Maxi são excelentes alternativas, mas será muito difícil qualquer um deles tirar do poleiro os 5 titulares da defesa.
Ataque - O Freitas Lobo, afirmou e bem a meu ver, que o Porto deste ano joga com 2 carros de assalto na frente. Não sei de são 2, 3 ou 4, mas a verdade é que jogamos de uma forma que produz tantos e tão bons ataques, que num dia bom, poderemos amassar qualquer defesa a nível nacional. Ontem foi visível o elevado número de jogadores que aparece dentro da área para finalizar cada jogada. Sem dúvida alguma, uma das marcas de Sérgio Conceição.
Marega - O MVP da jogo. Que animal. O gajo não é definitivamente um portento de técnica mas no que resta, é um autentico alien. Imparável, incansável, infodível (esta fui eu que inventei). Soares que se mexa, não vai ter um regresso fácil à titularidade. 
Corona -  O Porto teve sorte na forma como a bola vai parar aos pés do mexicano, mas tudo o resto é magia. A forma como faz o lençol ao Goiano e espeta uma cueca fulminante no Matheus é um lance de génio. Corona é mesmo assim, 45 minutos sem fazer bola, e um golo à patrão. Um aparte, alguém que lhe dê uma bucha, está magro que nem um cão.
Brahimi - 60 minutos a martelar a defesa bracarense até sair completamente nas lonas. Foi o principal desequilibrador da equipa na primeira parte, como vem sendo hábito, e contribuiu e muito para os principais lances de perigo na baliza do Braga. Continua com a confiança em alta, algo que lhe permite ir sempre para cima das defesas, nem que tenha perdido a bola em todas as jogadas anteriores.
Substituições - O nosso Mister percebeu o momento do jogo e foi pragmático nas mexidas que fez na equipa. O reforço do meio campo com as entradas de Otávio, André e Herrera secaram o pouco que faltava secar no Braga e usando as palavras do Sérgio, meteram o jogo no bolso.


Aboubakar - O principal rosto da noite perdulária de ontem. Teve 2/3 jogadas daquelas que têm que acabar na rede do lado de dentro da baliza. O camaronês não tem a veia goleadora de um Falcao ou um Jackson, embora tenha de lhe ser dado o mérito de aparecer inúmeras vezes nas zonas de finalização. O que desejam os Portistas em geral, e eu em particular porque sou fã do Vincent, é que sejam mais os jogos com o Moreirense do que com o Braga.
O risco de não matar o jogo - Não marcar o 2º e 3º golo nestes jogos é sempre perigoso, o Porto conseguiu quase sempre manter a calma e não permitiu grandes calafrios na baliza de Casillas, mas a verdade é que um piço, uma bola que bate nos tomates de alguém e entra, uma paragem cerebral de alguém vestido de azul e branco, ou outra qualquer merda do género, pode sempre empatar um jogo que esteve sempre longe de ser perdido.
O sair a jogar - O Porto do Sérgio não gosta de bico para a frente, o Abel percebeu isso e tentou travar as saídas a jogar de trás, com algum sucesso em algumas jogadas. Perdemos alguma bolas em zonas perigosas que permitiram ao Braga aproximar-se da nossa área com relativo perigo.

Mais fotos do jogo aqui.

Saudações Portistas e até para a semana.

Sem comentários: