Pragmático QB

Pragmático QB

domingo, 23 de março de 2014

FC Porto 1 vs Belenenses 0 - 23.03.2014 - Liga Portuguesa














Vitória a partir do banco, mais uma vez!

Vou começar a análise de hoje, destacando o minuto de silêncio no inicio do jogo, porque muito sinceramente não me lembrava de um acto deste género cumprido de forma tão religiosa, ou seja, em silêncio. Não gosto de minutos de silêncio feitos a insultar alguém, a assobiar ou a bater palmas, por isso vénias para os adeptos que foram ao Dragão.

Desde a eliminação da Champions e consequente "apuramento" para a Liga Europa, que os jogos imediatamente após o confronto europeu, são uma tragédia. São exemplo disso a derrota em casa com o Estoril, o empate com o Guimarães na cidade berço e a derrota com o Sporting em Alvalade. Com esta conjuntura, o jogo de hoje, mesmo contra o ultimo classificado, previa-se muito complicado. Não pensei que seria tanto, mas a verdade é que o golo demorou muito a aparecer, chegando finalmente bem perto do fim mais uma vez por um suplente. Não sei se este treinador tem sorte nas substituições mas a verdade é que ultimamente os jogadores que tem entrado têm marcado golos fundamentais. Hoje percebi que gosto mesmo do Luís Castro, é um treinador corajoso, ambicioso e activo que não fica à espera do que o jogo lhe dá mas age na tentativa de ser ele a dar algo ao jogo. Hoje faz uma substituição ao intervalo num jogo que não correu nada bem na 1ª parte e por muito que puxe o filme da época atrás, não me lembro de um acto de gestão deste género com o anterior treinador, Paulo Fonseca. E não é substituir porque sim, são mudanças na equipa sempre com a ideia de acrescentar algo que a faça melhorar. No jogo de hoje tira ao intervalo o Josué que faz uma 1ª parte apagada e coloca o Quintero em campo, um jogador mais ofensivo com uma melhor capacidade de passe e remate, 10 minutos depois troca o decepcionante Varela pelo K92vin, que há muito reclamava minutos na equipa, e como nada disto resultou, troca o defesa Reyes pelo Licá. Sorte ou não o golo chega poucos minutos depois, num jogo em que as substituições foram sempre com o intuito de chegar com mais homens à área do Belenenses.

A vitória não sofre contestação, é justa, embora a 1ª parte fosse algo confusa, com poucas ocasiões de golo. A expulsão do jogador do Belenenses fez com que a 2ª parte fosse de sentido único, com várias ocasiões de golo para o Porto. Apesar de alguns jogadores denotarem algum cansaço, os que entraram deram sangue novo e isso fez com que o golo fosse uma questão de tempo. Apesar da vitória, este foi o jogo menos conseguido do reinado deste treinador.

Notou-se muito as ausências do Fernando, mas principalmente do Quaresma e Danilo. Faltou profundidade no lado direito do Porto, Varela não existiu (excepto na monstruosa cabeçada à barra) e Ricardo com medo de ser surpreendido nas costas como foi em Nápoles, praticamente não atacou, nem fez um cruzamento perigoso. O Defour como sempre cumpriu, fazendo com que o Fernando fosse a menor das nossas preocupações. Dada a mediania da generalidade das exibições, elejo o Quintero pelo golo como melhor em campo.

Resumo do jogo:


FC Porto 1-0 Belenenses por drogo1893

Sem comentários: