Pragmático QB

Pragmático QB

sábado, 3 de janeiro de 2015

Rio Ave 0 vs FC Porto 1 - 29.12.2014 - Taça da Liga

Virgula seguida de passe de letra.

O Porto acabou o ano tal como o tinha começado, a ganhar. Tínhamos iniciado 2014 com uma vitória gorda sobre o frágil Atlético para a Taça de Portugal e era muito importante acabar o ano da mesma forma independentemente da competição em causa. Havia alguma expectativa em relação à equipa que Lopetegui colocaria em campo em Vila do Conde, porque a partir daí poderíamos tirar algumas ilações sobre a forma como o clube encarava esta competição. A meu ver havia 3 opções:
- Colocar em campo um misto de jogadores juniores misturados com a equipa B;
- Colocar em campo jogadores da equipa principal, na sua maioria segundas linhas;
- Colocar a melhor equipa em campo, ou seja, "toda a carne no assador".
Como facilmente percebemos, a opção foi colocar em campo um 11 alternativo da equipa principal, onde só Quaresma e Casemiro jogam com regularidade. Entendo isto da seguinte forma, é uma competição que será levada a sério, embora sem grandes "sacrifícios". À excepção de Casemiro, porque penso que deveria jogar Campaña ou um jogador da equipa B, já que Rúben Neves ainda não está operacional, este é para mim o 11 que deve jogar na Taça da Liga.

O jogo foi morno, tal como se previa. A competição em si não era a mais apelativa, o momento pós-época Natalícia também não favorecia grandes correrias e como tal a equipa jogou muito na base dos serviços mínimos. Vimos um Porto a entrar em campo com determinação, apesar de se notar uma clara falta de entendimento entre sectores, facto que não impediu que chegássemos com perigo à baliza do Rio Ave e criássemos pelo menos 3 boas ocasiões de golo por Adrián, Quaresma e Aboubakar a "recarregar" um livre directo de Casemiro, por isso o nulo ao intervalo castigava claramente a ineficácia do Porto. A 2ª parte foi mais dividida embora o golo de Aboubakar tivesse posto a equipa muito mais na expectativa e com um jogo mais controlado. Vitória justa num relvado difícil, contra uma equipa chata.






Aboubakar - O melhor em campo. Não só pelo golo, pleno de oportunidade, mas por um jogo muito consistente. Não digo que poderemos estar descansados caso o Jackson saia no final da época mas a verdade é que o Aboubakar já provou em mais que uma ocasião que é uma excelente alternativa ou complemento ao colombiano. Fica na memória aquela virgula seguida de passe de letra.



Adrián - Devagar, devagarinho, o Senhor 11 Milhões começa a ganhar confiança. Embora algo perdulário, fez uma boa 1ª parte. Depois do intervalo apagou-se um pouco mas ainda a tempo de enviar uma bola ao ferro numa excelente jogada individual, mostrando o que poderá fazer depois que o trabalho com a psicóloga esteja concluído.

Ángel - Gostei muito do espanhol. Eficaz a defender e a atacar. Embora não deslumbre como Alex Sandro, a verdade é que também não envergonha. Parece-me que merecia mais minutos nesta primeira fase da época.

Quaresma - O jogador que mais a sério encarou este jogo e este será o melhor elogio que lhe posso fazer. Bom jogo antes de um mês em que a titularidade deverá ser sua em absoluto.

Andrés Férnandez - Não tem o jogo de pés de Hélton, nem a confiança de Fabiano mas a verdade é que o guarda-redes ex-Osasuna não compromete e revela uma grande segurança. Mais um jogo muito certinho.






Casemiro - Ao contrário de Quaresma, foi o jogador que pior encarou este jogo e esta é a pior critica que lhe posso fazer. Esteve desligado, falhou inúmeros passes, voltou a cometer muitas faltas e perdeu uma excelente oportunidade de consolidar a sua posição no 11 titular.

Quintero - Mais um que perdeu uma excelente oportunidade de se mostrar a Lopetegui. Não conseguiu nunca desequilibrar e percebe-se facilmente a diferença de "andamento" para Óliver.




Sem comentários: