Pragmático QB

Pragmático QB

quinta-feira, 10 de agosto de 2017

FC Porto 4 vs Estoril 0 - 09.08.2017 - Liga Portuguesa




Errar é o Mano.

O Pragmático voltou e a culpa é do Sérgio. 9 meses passaram desde a última posta. 9 meses. Foi num Porto - Chaves da época passada, num jogo dificílimo, ganho por 2-1, com golos do Depoitre e do Danilo. Foi uma vitória épica, conseguida num jogo em Dezembro do ano passado. Foi um jogo que, tal como hoje, me fez voltar a escrever depois de um hiato de praticamente um mês. Tive muita vontade de escrever porque o faço com gosto e nunca por obrigação mas admito que o meu portismo andava em baixo, sossegado a um cantinho, à espera de algo ou alguém que o fizesse reanimar e acreditar que a chama poderia ser acesa novamente. Esse algo ou alguém, chama-se Sérgio Conceição, um treinador que embora não fosse a minha escolha, me conquistou imediatamente após a primeira frase na conferência de imprensa de apresentação. Um treinador que transpira confiança, um treinador que embora não sendo o melhor do mundo, age como tal, um treinador que sabe o que é ser Porto, um treinador que através da sua postura, nos faz acreditar a nós, adeptos do maior e melhor clube do mundo, que tudo é possível daqui em diante.

Vamos ao jogo, sem perder mais tempo. Primeiro jogo oficial da época na fortaleza do Dragão, primeira vitória da época. Goleada. Espectáculo. Pedro Emanuel conhece bem a casa que visitou hoje, e comanda um Estoril que vinha de uma brilhante pré-época onde tinha ganho 7 jogos dos 8 disputados. Eram dois factores a ter em conta mas do outro lado estava um Porto igualmente forte, de cara lavada, com uma pré-época que serviu para juntar as tropas, reeducá-las e prepará-las para uma guerra que se prevê brutal. O nosso Mister não inventou e lançou a equipa esperada, o nitidamente o 11 que lhe dá mais confiança. 4-4-2, um esquema do qual sou fã, e que me parece o mais correcto para ser executado me 90% dos jogos da Liga Portuguesa. A equipa começou nervosa, indecisa entre a vontade de arriscar e jogar rápido com um futebol ao primeiro toque, à imagem do que fez quase sempre nos jogos amigáveis, e um futebol mais pausado, mais calculado, com a bola a passar praticamente por todos os jogadores da equipa. A equipa falhou muitos passes mas também recuperou muita bola, não deixando o Estoril criar perigo na baliza do Iker. Algumas oportunidades falhadas, dois golos anulados (e bem!), e o golo tardava em aparecer. Um parêntesis, quem apostar no Placard, escolher Porto INT parece-me uma excelente hipótese esta época. Adiante. O golo chegou da maneira mais improvável, com um erro de um jogador do Estoril porque "errar é o Mano" e nestas situações, Deus perdoa mas o Lorde Marega não. A lata estorilista estava aberta, o que permitiu encarar a segunda parte de uma forma mais tranquila e menos precipitada. Os golos foram surgindo naturalmente, entraram 4 batatas mas poderiam ter entrado muitas mais, caso o Vincent tivesse guardado parte da sua veia goleadora para os jogos a sério. Concluindo, vitória justíssima, com aquela goleada que sabe sempre bem.


MVP do Jogo - Marega. Entrou aos 32 minutos para o lugar do lesionado Tiquinho, marcou e desbloqueou o jogo aos 35. Um goleador é mesmo assim, não precisa de muito tempo, nem muitas oportunidades para castigar as defesas adversárias. Marega é um Lorde e gostava que na camisola usasse a palavra Edrol, que é nem mais nem menos que o Lorde escrito ao contrário. Como se não bastasse o maliano repetiu a gracinha e marcou novamente na segunda parte. O Moussa é mesmo assim, um talento nato, uma força da natureza, um jogador que a pedido da massa associativa leonina, entrou e fez estragos, muitos estragos. 60 minutos em campo, 4 remates, 2 golos. Lindo.

Aboubakar - Depois de uma pré-época onde se fartou de massacrar e martelar as balizas adversárias, hoje teve calminha e foi solidário com o mouro Moreira. Segundo o site GoalPoint, foi o jogador com mais remates no jogo (9) e bateu o recorde da época passada (8), logo na primeira jornada. O Vincent é mesmo assim, um panzer à solta, que muitas alegrias nos vai dar, infelizmente hoje não foi o dia, mas foi nítido que tudo fez, embora "errar é o Mano". 
Óliver -  Começa a época com uma saúde física invejável, com uma qualidade de passe pornográfica e com um penteado que não lhe fica mal. Vou-me amar em Freitas Lobo e dizer que Óliver é um 10 mascarado de 8, na sala de máquinas que é o meio campo azul e branco. Ainda não o vi jogar mal esta época e cheira-me que só devo ver a partir de Janeiro, altura em que as costuras do espanhol devem começar a ceder.
Marcano - Aquele estilo de quem não parte um prato encaixa que nem uma luva no central. Parece que não faz mal a ninguém mas a verdade é que com ele em campo, pouca coisa pode ferir a baliza portista. Como se não bastasse esta forma de estar em campo, ainda marca, o que me leva a dizer que senão existisse o Hummels, o Marcano era o melhor central do mundo.
Brahimi - Há merdas que nunca mudam e no caso do Brahimi, ainda bem. O rotundas começa a época em grande forma, com golos, fintas, rodopios sobre si mesmo, luta constante pela bola. O argelino dá a ideia de ser daqueles gajos mimados, que precisa de um treinador que lhe diga que ele é o melhor jogador do mundo. Não sei se o Sérgio é o gajo certo para isso, para pelo que se tem visto, é uma relação pai/filho que tem funcionado muito bem.



É o primeiro jogo, não vou bater em ninguém, mas Corona, se não atinas rápido, cheira-me que és o primeiro a entrar na famosa rotatividade. 

Mais fotos do jogo aqui.

Saudações Portistas e até para a semana.

Sem comentários: