Pragmático QB

Pragmático QB

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

FC Porto 3 vs Setúbal 0 - 19.01.2014 - Liga Portuguesa


Hoje e ao contrário do que tem sido hábito gostei muito do 11 inicial, equipa essa que está bem próximo do que idealizo como o meu "11 ideal". Apenas substituiria o Lucho (Parabéns Capitão!), pelo Defour ou Herrera porque penso que o argentino está a precisar de descanso aliado ao facto de precisarmos de um médio com outro tipo de andamento naquele meio campo.

Em relação ao jogo, e para quem vê unicamente o resultado, pode cair no facilitismo de achar que o Porto fez uma exibição extraordinária. Não o fez, muito por culpa própria,porque entrou lento na segunda parte mas também por culpa do adversário dado que este Setúbal foi umas das piores equipas que visitou o Estádio dos Campeões. Se na primeira parte ainda se viu o Setúbal a passar o meio campo e a rematar à baliza, na segunda deu a ideia de querer defender o 2-0 e abdicou completamente do ataque.


Individualmente falando e por muito que custe aos fãs do Licá (acredito que existam alguns), este Quaresma, mesmo pesado, mesmo sem ritmo de jogo, mesmo com um penteado manhoso, vale milhentas vezes mais que o rapaz que veio do Estoril. Gostei muito do Varela que marcou um golo "à Ronaldo", e que para mim foi o melhor em campo, dando a ideia de que a presença do cigano lhe fez bem. Uma palavra também para o Jackson, que mesmo sem fazer um jogo brilhante, lá picou o ponto e para o Carlos Eduardo que marcou um grande golo.


Só um aparte, o primeiro golo é um bom exemplo de como precisávamos de um jogador como o Quaresma para fazer funcionar não só o tridente atacante e dar sentido ao 4-3-3, mas também o meio campo com um único pivot defensivo porque se repararmos, o cruzamento é feito por um extremo (Varela), surge um cruzamento/remate do outro lado do campo pelo outro extremo (Quaresma) para a área fazendo com que para além de estar o avançado (Jackson), que finaliza, ainda estão os 2 médios mais atacantes (Carlos Eduardo e Lucho).

1 comentário:

Nuno Silva disse...

O 11 deste fim de semana é de facto o 11 base.

Hélton até ao fim da época. aceito, porque é um dos capitães e imagino que tenha um peso enorme no grupo. além disso mostra ser um bom líder e profissional.

O centrais Maicon e Mangala, para mim são de longe melhores e mais consistentes que o Otamendi. Não entendo ainda assim o que se passa com o Maicon que chegou a ser fulgurante em 2012 até se lesionar.

O alas são do melhor que o futebol europeu tem, o Alex Sandro então tem tudo para ser um dos melhores mundiais. O Danilo é de profissionalismo a toda a prova: qual é o médio que aos 19 anos é 10 da selecção brasileira sub 21 e
aceita vir jogar a defesa direito sem ouvires uma reclamação pública ou falta de atitude em campo!?

Ora com estes talentos todos o estranho é a equipa estar sempre insegura defensivamente... é aí que o PF tem que intervir. É aqui que um treinador brilha, porque o ataque vive do talento dos jogadores, ou há ou não há! PF estragou o que de excelente tinha VP: o posicionamento da equipa na perda de bola e a transição defensiva... e pior, o momento ofensivo não está melhor!

a Questão Lucho:
sempre foi um jogador fraco fisicamente, alto, pouco musculado, pouco intenso, que nunca coloca o pé numa bola dividiva e nunca ganha um lance de cabeça...um jogador de passada larga e muitos Km, mas sem grande sprints ou mudanças de velocidade. é um jogador longitudinal e que deve e faz sempre a primeira pressão ao portador da bola, normalmente sem contenção (vai na queima para precipitar o erro no 1º passe)... depois disso é sempre passada larga e marcar o adversário com os olhos. As 2ªs voltas de campeonato do Lucho são tradicionalmente fracas e esta fase de inverno, com terreno pesado é dificil. pior seria se ele não fosse inteligente e não soubesse gerir o esforço e o jogo como poucos.

Nesta época a questão Lucho é para gerir com pinças... eu gostava de vê-lo como treinador do Porto num futuro breve! Num jogo como o da Luz, Carlos Eduardo e Lucho não chegam para o meio campo. nestes jogos de média dificuldade ainda se conseguem uns 60 minutos aceitáveis de Lucho. Mas se o CArlos Eduardo evoluir acho que pode ser a alternativa e jogar um pouco mais atrás do que tem jogado, penso que ele e a equipa saem favorecidos.

meter a jogar Quintero aos 87 minutos é um crime à sua motivação... mais vale ir para a B fazer o jogo inteiro! nós precisamos do Quintero para a ponta do triangulo. é esse o problema da equipa desde o início, faltava um 10 à séria, e um extremo. se ele for trabalhado e se deixar evoluir (e emagrecer, já agora) vai ser de caras um dos melhores 10 na europa. temos que o tratar de forma pedagógica em todos os passos.

O extremo está resolvido. Varela sempre foi algo inconstante mas é bom e resolve muitos jogos além de ser um excelente transportador de bola e da equipa para o ataque. este ano ainda assim tem sido o melhor jogador do plantel.

Quaresma é de longe mais desiquilibrador do que todo o plantel junto. que falta fazia. mesmo em baixa forma física... nota-se que mentalmente está forte e muito motivado. até recua, pressiona e faz faltas. era bom que Paulo Bento desse uma palavra de abertura e tinhamos o Harry Potter a comer relva até ao fim da época!

Jackson é uma máquina. sem concentrado, nunca reclama, nunca tira o pé, nunca deixa de ir a um lance, excelente de costas para a baliza... na área desde que a bola chegue também é excelente. não é com cruzamentos contra as pernas dos laterais ou pelo chão ou descabidos para qualquer lado... treinem cruzamentos com o Quaresma!