Pragmático QB

Pragmático QB

domingo, 6 de abril de 2014

FC Porto 3 vs Académica 1 - 06.04.2014 - Liga Portuguesa

Exibição QB.

A semana passada dei a ideia ao Mister de colocar este 11 em campo.. Fabiano, Ricardo, Reyes, Mangala, Josué (porque não testá-lo a defesa esquerdo?), Herrera, Fernando, Quintero, Kelvin, Jackson, Licá. Ora bem, o Mister não quis arriscar tanto mas ainda assim mexeu e bem na equipa. Foi a prova que afinal neste plantel há matéria prima para fazer uma rotação cuidada e consciente, ao contrário da ideia que Paulo Fonseca deixou passar nos miseráveis meses que liderou a equipa. Hoje foi também provado que Jackson e Ghilas cabem no mesmo 11, e surpresa para alguns, até combinam bem.

Como é comum dizer no mundo do futebol, hoje tivemos um jogo com duas partes distintas. Tivemos uma grande 1ª parte, com as 2 equipas a jogar na procura do golo e com o Porto, ao contrário de muitos e muitos jogos esta época, a ser cruelmente eficaz. A Académica não merecia ir para o intervalo a perder 3-0, primeiro porque teve azar nas 2 bolas nos ferros e depois porque bateu num muro, chamado Fabiano, que com 2 grandes defesas manteve a baliza do Porto inviolável. A segunda parte foi muito inferior, e compreende-se, o resultado estava feito, o Porto não quis forçar muito porque tem um jogo importantíssimo na próxima 5ª feira e a Académica também não teve poder de fogo suficiente para pôr em causa a vitória do Porto. Vitória justa, embora admita algum exagero no resultado.




Para mim o melhor em campo é mesmo o Fabiano, mas não posso deixar passar a exibição da dupla Jackson-Ghilas que pura e simplesmente dizimou a defesa briosa na 1ª parte. Demonstraram que podem e devem jogar juntos mais vezes e que se perdeu muitos meses a fazer o Argelino entrar quando se levanta a placa dos descontos. Mais um jogo e mais uma exibição medíocre do Abdoulaye, péssimo no posicionamento em campo, péssimo no passe, péssimo em tudo. Não consigo entender a urgência no resgate deste jogador ao Guimarães, até porque se sabiam que iam vender o Otamendi porque não ir buscar o Tiago "Puyol" Ferreira à equipa B? Podia falar também no Varela, mas hoje não vou bater no Drogba da Caparica.

Resumindo, ganhamos, que era fundamental nesta altura para não deixar o Estoril aproximar-se e pôr em causa a ida ao playoff da Liga dos Campeões, fizemos descansar alguns jogadores titulares, alguns não os convocando, outros fazendo a gestão no tempo do jogo e não houve lesionados. Com isto teremos a equipa base na máxima força para Sevilha, isso sim, o nosso real campeonato.

Sem comentários: