Pragmático QB

Pragmático QB

sábado, 10 de maio de 2014

FC Porto 2 vs SL Benfica 1 - 10.05.2014 - Liga Portuguesa

Jogo e vitória sem história.

Hoje jogou-se o maior clássico do futebol português de uma forma que há muito tempo não se via, ou seja, uma batalha que não contava rigorosamente para nada além do orgulho. Nesse aspecto, a equipa do Porto tinha mais a ganhar do que a perder e encarou o jogo com seriedade, mais até do que a que o momento exigia. Foi um jogo fraco, sem história, quase sem motivos de destaque, com uma equipa melhor na primeira parte e a outra melhor na segunda. O Benfica como era expectável fez alinhar parte das segundas e terceiras opções. Felizmente o resultado do jogo nada alterava no campeonato porque a arbitragem não quis ficar de fora desta história e por isso esteve ao nível do jogo, fraca, fraquinha, má.

Toda a futura equipa técnica esteve na bancada, e acredito que tenham sentido que têm muito trabalho pela frente. Por outro lado e dado que o Julen vem da formação espanhola, poderá ter ficado satisfeito com algumas das jovens exibições portistas como são o caso do Ricardo, Mikel e Quintero. Este ano o período de férias será mais curto que o normal, muito por culpa do Mundial do Brasil e da pré-eliminatória da Champions, por isso espero que a equipa técnica tenha começado a trabalhar mal soou o apito final do árbitro.

Sobre o jogo pouco a dizer, o Porto entrou melhor no jogo, a fazer pressão em todo o campo, a criar situações de golo desde o inicio e surgiu com naturalidade ao golo. O Benfica empatou na primeira vez que surgiu com relativo perigo à baliza do Fabiano e pouco mais se passou de interessante até ao intervalo. A 2ª parte foi mais equilibrada, o Benfica esteve na maior parte do tempo por cima do jogo, criou uma excelente oportunidade de golo pelo Djuricic. Nota de destaque é o facto de tanto a bola na barra do sérvio, como o lance que dá origem ao penalti a favor do Benfica, terem surgido de duas infantilidades dos centrais, infantilidade essa que foi a imagem da defesa do Porto nesta época.



Nota positiva para o Mikel, Ricardo e Jackson que consolidou a posição de melhor marcador e salvo surpresas, será mais uma vez coroado com o caneco. Nota negativa para a dupla de centrais que está directamente relacionada com os 2 lances de maior perigo do Benfica, para o Defour que passou ao lado do jogo e para o Alex Sandro que já foi de férias a algumas semanas. Destaque positivo também para o treinador Luis Castro que semana após semana, e apesar das coisas nem sempre lhe terem sido favoráveis nestes 16 jogos ao comando da equipa, provou ser um gentleman, sempre correcto nas suas acções, e o menos culpado neste marasmo que foi a época 2013/14.

O balanço da época é claramente e obviamente negativo. É quase impossível encontrar algo de positivo este ano, a não ser o facto de não termos ganho praticamente nada e vermos o nosso rival directo ganhar praticamente tudo, facto esse que fará com que cada um de nós, portistas, passemos a dar bem mais valor às vitórias em jogos e campeonatos. Contra mim falo, que inocentemente encarei a vitória do campeonato ano após ano como um dado adquirido, não lhe dando a atenção que merecia, não festejando como se fosse a ultima vez. Penitencio-me também por não ter dado o devido valor ao treinador Vitor Pereira, criticando-o semana após semana, mesmo depois de nos ter dado 2 campeonatos, o ultimo dos quais da forma mais épica possível. Vitor Pereira, que ontem deu uma grande entrevista ao Programa da TVI24, MaisFutebol, e que me fez gostar do homem ainda mais. 

Deixo aqui todo o programa e respectiva entrevista:



Para finalizar, vou colocar aqui uma imagem muito boa, que vai de encontro aos que muitos treinadores proferem quando dizem que determinado jogador é a sua extensão em campo:


Sem comentários: