Pragmático QB

Pragmático QB

terça-feira, 6 de maio de 2014

Julen Lopetegui, Treinador do Porto.

Hoje foi apresentado o novo treinador do FC Porto, Julen Lopetegui. Merece da minha parte um comentário moderado e ponderado, quanto mais não seja depois de eu mesmo ter errado na forma como "examinei" os 2 anteriores treinadores. Se por um lado, critiquei Vítor Pereira até ao seu ultimo dia no clube (não há um dia em que não me tenha arrependido), de uma forma exacerbada, muito à custa do seu tão amado futebol de posse que na maioria das vezes era pouco interessante mas tremendamente eficaz, por outro elevei Paulo Fonseca ao pináculo da competência depois de uma época surpreendentemente vencedora ao serviço do Paços Ferreira.

Estes 2 casos são o perfeito exemplo de como não podemos nem devemos enveredar no óbvio quando se disserta a escolha e trabalho de um treinador. O óbvio é que Lopetegui é um treinador com um currículo escasso, mas ainda assim muito superior ao de Villas-Boas, Vítor Pereira e Paulo Fonseca no dia em que assinaram pelo Porto. É também óbvio que treinar o Porto é de longe o maior desafio da sua curta carreira a nivel de clubes, dado que as suas anteriores experiências foram o Rayo Vallecano e Real Madrid B. Para finalizar não deixa de ser menos óbvio que treinar a seleção espanhola campeã de sub-21 com jogadores como De Gea, Illarramendi, Bartra, Koke, Thiago, Tello, Morata, Isco, Rodrigo e Carvajal não pode ser considerado um feito histórico.

Lopetegui é o 2º treinador espanhol no Porto, e ao contrário do seu anterior compatriota Victor Fernandez que entra no clube em 2004 após uma época memorável em que ganhamos Liga dos Campeões e Campeonato comandados pelo Special One, desta vez a realidade é completamente diferente porque a actual época foi desastrosa, possivelmente a pior da era Pinto da Costa. O inicio da época 2004/2005 foi complicada muito por culpa do sucesso da equipa na época anterior resultando daí as saídas de treinador e alguns jogadores fundamentais. Na próxima época acontecerá o inverso, porque as mudanças não acontecerão devido ao ao sucesso mas sim ao fracasso da actual equipa.

A meu ver, e depois de uma época medonha como esta, pedia-se uma aposta segura, não uma aposta de risco. Mais arriscado do que apostar num treinador português inexperiente, é escolher um treinador estrangeiro inexperiente. Dadas as circunstâncias actuais eu teria escolhido um treinador experiente e repetente, na linha do Fernando Santos, Jesualdo Ferreira ou o próprio Vitor Pereira. Seja como for, este foi o treinador escolhido pelo clube e como tal será o meu treinador até que ele próprio ou os resultados me provem o contrário.




1 comentário:

Nuno Silva disse...

Antes de mais... "eu bem avisei!" (relativamente a Vitor Pereira). Eu avisei que íamos ter saudades. tudo o que um treinador pode controlar ele conseguiu controlar: ritmo, intensidade, posse, posicionamento, transição, perda, linha defensiva....

... VP só não conseguiu dominar um factor o último passe... porquê? porque não havia pelo menos um jogador desiquilibrador no meio campo (tivemos fogachos de James). Varela é um médio esq/dtº adaptado a extremo, Fernando só mesmo a defender, Moutinho é um equilibrador nato mas não chega, não dribla, não tira o adversário, não define o último passe... Lucho também nunca o foi!


Assim sendo a principal responsabilidade pela péssima época foi da bancada que sempre desconsiderou o treinador VP e o obrigou a sair!

Lopetegui já tinha sido visto no Dragão, já estava a planear a próxima época e foi apenas apresentado esta semana para mexer na cabeça dos jogadores antes do jogo como Benfica! timming excelente do PdC como sempre. sabado vai ser a nossa "super-taça"! (já que não vamos ter direito a outra)

do seu perfil destaco um basco, vindo do braça, treinar o REal MAdrid B !? curioso! e como curriculo o interesse é o seu extremo contacto com a formação espanhola, especialmente do BArça.... é um dos mais preminentes sucessores da doutrina Guardiola, tendo sido várias vezes falado para a sucessão de Del Bosque! é o maior conhecedor, por obrigação, da formação e jovens talentos espanhois... devem vir com ele uns 3 ou 4 certamente.

não é de menos referir o regresso de Jorge Mendes ao Dragão.. ele tb é um dos vencedores pois nos ultimos anos apostou no benfica e fez uma guerrinha o PdC! em DEzembro falou-se duma rutura de relações por causa do Mangala e Fernando e ameaça de retirar definitivamente todos os seus jogadores do fcp.