Pragmático QB

Pragmático QB

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Lille 0 vs FC Porto 1 - 20.08.2014 - Play-Off Liga dos Campeões

Novamente... competentes!

Embora tenha sido apenas o 2º jogo oficial da época, esta jornada dupla com o Lille é fundamental para o que resta do ano desportivo azul e branco. Apesar do Julen ter fugido ao "pormenor" dos 10 milhões de euros que poderão ser ganhos com o acesso à fase de grupos, é inegável que esse valor é imprescindível no orçamento desta época. Pode por exemplo pagar o passe o Adrian, a transferência mais cara (até agora) deste verão. À parte da componente financeira que ao comum adepto portista pouco ou nada interessa, uma época desportiva sem Champions é obrigatóriamente encarada com uma enorme desilusão, é a maior competição de clubes, é a prova onde jogam os melhores jogadores, em suma, é a guerra que todas as equipas e adeptos gostam de lutar.

Uma vitória fora, ainda que pela margem mínima, é sempre uma boa vitória. Outro aspecto que merece destaque é que ganhamos a uma equipa chamada Lille Olympique Sporting Club, facto esse bastante positivo, porque o objectivo de todas as épocas é ganhar a esses "Sportings" e "Benficas" espalhados por esse mundo fora.


Tal como o jogo para o campeonato com o Marítimo, este foi mais um jogo competente. Nem sempre sempre bem jogado, nem sempre com jogadas brilhantes mas sim, competente. O Porto entrou muito personalizado em campo e salvo 2 ou 3 calafrios, a partida esteve praticamente sempre controlada. Gostei da forma organizada como a equipa joga, embora falte resumir tanta posse de bola, em situações claras de golo. O único golo do Porto surge com alguma naturalidade depois de uma entrada forte da equipa na 2ª parte, e logo depois do Tello ter entrado e tocado na bola pela primeira vez. O Lille teve supremacia na parte final do jogo como era de esperar, muito à custa de livres laterais e futebol directo mas o jogo caminhou rapidamente para o fim sem grandes problemas.

Hoje já tivemos um cheirinho do que poderá ser a gestão dos egos de alguns jogadores do Porto. O Brahimi no momento em que é substituído mas principalmente o Quaresma no momento da entrada revelaram uma pontinha de azia. O Julen parece-me capaz de gerir estas "birras" mas não será de todo, uma missão fácil dada a qualidade e estatuto de alguns jogadores.

Uma diferença que me salta à vista desde já em comparação com a época passada, é a forma como os 2 centrais tratam a bola, porque as saídas a jogar com bola foram reduzidas a praticamente 0, optando por jogar "feio" em quase todos os momentos em que a situação assim o exige. O meio campo pareceu-me bastante fluído, com muitas trocas posicionais, com o triângulo Casemiro-Herrera-Ruben a controlarem o jogo de uma forma bastante boa, dado o momento da época. O Brahimi não engana, é pura classe, embora não o goste de ver constantemente colado na ala. Toda a restante equipa esteve bem.

Do lado do Lille, destaco o Origi, grande jogador. Não entendo como é que o Liverpool o empresta, ainda por cima quando no plantel não abundam avançados. Ainda poderia aceitar o facto do belga ter 19 anos e pouca experiência ao mais alto nível, mas essa teoria cai por terra quando ainda na época passada o Rogers apostou com sucesso no Sterling.


Lille 0-1 FC Porto (Play-Offs) Highlights 20-08... por Vizyeo

Sem comentários: