Pragmático QB

Pragmático QB

domingo, 24 de agosto de 2014

Paços Ferreira 0 vs FC Porto 1 - 23.08.2014 - Liga Portuguesa

Serviços Mínimos.

3º Jogo oficial do Porto, 3 vitórias, 4 golos marcados e 0 sofridos. Dos 3 jogos, esta foi sem margem para duvidas, a vitória menos conseguida, muito por culpa de um Paços Ferreira que entra em campo com uma ideia de jogo muito defensiva, povoando o seu meio campo com o maior número de jogadores possível, permitindo unicamente ao Porto uma enorme troca de bola longe das zonas de perigo. Foi assim durante toda a 1ª parte e prova disso são os 72% de posse de bola do Porto ao intervalo. Apesar de terem muita bola, os jogadores do Porto nunca foram capazes de chegar com perigo à baliza de Defendi, exceptuando o lance do golo de Jackson. A 2ª parte foi bem mais equilibrada porque a equipa da Capital do Móvel soltou-se das algemas e foi à procura da felicidade, dando muito mais trabalho à defesa do Porto e tendo um lance claro de golo na cabeça de Cicero. Vitória justa, embora o empate fosse um resultado possível, depois da boa resposta dos Pacenses na 2ª parte.

Tal como disse antes, foi o jogo menos conseguido do Porto este ano, jogamos em "serviços mínimos", com um futebol e uma atitude muito q.b. mas com o objectivo principal mais uma vez cumprido. Destaco a vontade e o nervosismo com que todos os jogadores do Paços disputavam cada lance, muito possivelmente a querer uma espécie de "vendeta", pelo seu treinador ter sido ostracizado durante os 9 meses que esteve na cidade do Porto.



Destaques individuais positivos para os centrais, principalmente para o Maicon que faz um grande jogo, pleno de raça. O Brasileiro começou muito bem a época desportiva e a meu ver, prepara-se para fazer a sua melhor época em Portugal. O Indi é nitidamente um clone do Mangala, igualmente duro, e fortíssimo nos lances por alto e coincidência ou não, é um jogador nascido no Barreiro, o que significa que podes tirar o Bruno da margem sul, mas nunca irás tirar a margem sul do Bruno. O Rúben (começo a achar que é um clone do Moutinho) também esteve muito certinho como vem sendo hábito, dando a ideia que não consegue jogar mal. O Quintero entrou muito bem no jogo, aproveitando a infelicidade do Tello. E para finalizar, nota positiva para o 9 colombiano que sem fazer um jogo de encher o olho, marcou o golo decisivo da partida. Nota negativa para o Alex Sandro, que me pareceu completamente desconcentrado na 2ª parte, falhando inúmeros passes.

O treinador Lopetegui, justificou a menor capacidade física da equipa com o cansaço. Eu, embora não seja preparador físico, e ao contrário da opinião de alguns colegas de bancada, acho essa justificação plenamente plausível. A época começou agora, os níveis físicos estão obrigatóriamente longe do ideal, a forma que o treinador gosta de jogar, com uma pressão a campo inteiro sempre constante exige uma enorme capacidade física e como tal é normal a saúde da equipa ainda não estar a 100%. O plantel é vasto em numero e qualidade, a rotatividade já começou e dá a ideia que se irá manter até final da época.

Sem comentários: