Pragmático QB

Pragmático QB

domingo, 26 de outubro de 2014

Arouca 0 vs FC Porto 5 - 25.10.2014 - Liga Portuguesa

Rotatividade quase nula.

Coincidência ou não, no jogo em que as mudanças na equipa foram mínimas em relação à ultima partida, conseguimos a vitória mais volumosa da época para o campeonato. Foi também a maior vitória fora desde 2008, o que diz bem da dificuldade que é conseguir estes números longe do Dragão. Havia algumas condicionantes para este jogo, nomeadamente ser uma batalha pós-champions, mas também o facto de defrontarmos um rival que apesar de ter objectivos curtos, tinha dificultado a vida ao Benfica, Sporting, tendo mesmo ganho a Braga e Rio Ave. A juntarmos a este bolo, podemos destacar também o nome de Pedro Emanuel, que entre jogador e treinador soma 10 anos de Porto.

A única mudança na equipa depois do jogo da Champions, foi a entrada de Marcano para o lugar de Maicon, uma estratégia nova no reinado de Lopetegui. Uma mudança consciente porque me parece que desde a expulsão de Maicon contra o Boavista que o brasileiro tem descido um pouco de forma. O jogo foi equilibrado até aos 20 minutos, altura em que com alguma sorte, Quintero disfere um míssil colombiano desviado por um defesa arouquense, fazendo a bola entrar na gaveta. O golo foi crucial para a desmontagem da estratégia do Arouca que sofre o 2º golo quando ainda se estava a restabelecer do 1º, numa brilhante (mais uma) jogada de Brahimi, que permite uma conclusão fácil ao Jackson, e o 3º surge de bola parada por Casemiro, o 1º ao serviço do Porto. Este jogo teve algumas nuances que merecem ser destacadas, Casemiro jogou mesmo a trinco, aparecendo mais vezes do que era hábito no meio dos centrais numa primeira fase de construção, permitindo-lhe jogar mais vezes de frente para o jogo, evitando assim perdas de bola desnecessárias. Apesar de alguns calafrios, viu-se um risco mais reduzido na troca de bola na zona defensiva do Porto, optando a defesa do Porto pelo famoso "chuto para a frente ou bancada". Não é bonito, os adeptos às vezes não gostam mas é tremendamente eficaz e evita muitos embaraços. A 2ª parte foi uma passeio, embora o Arouca tivesse oportunidades para reduzir em 2/3 ocasiões, sempre pelo avançado Roberto. Quaresma voltou a entrar muito bem, conseguindo uma boa assistência para o Aboubakar. Não foi um jogo brilhante mas foi um jogo muito eficaz, que nos permitiu consolidar processos de jogo.






Jackson - O melhor em campo. Mais um grande jogo, 2 golos fáceis mas uma entrega total ao jogo. A braçadeira fez-lhe bem, porque este ano vemos uma vertente do colombiano muito mais combativa do que em anos anteriores.

Brahimi e Tello - Estilos muito diferentes com uma coisa em comum, uma técnica muito acima da média. Uma assistência para cada um em 2 grandes jogadas individuais. No meio da famosa "rotatividade Lopetegui", são 2 nomes actualmente indiscutíveis.

Quintero e Herrera - São o complemento ideal para o Casemiro, já que adicionam ao brasileiro força e técnica. O Quintero está mais jogador a cada dia que passa jogando duma forma que era impensável à meia dúzia de meses, já que variadíssimas vezes vem buscar a bola muito perto dos centrais. Tem sido fundamental a marcar e passar nestes últimos jogos. Herrera com mais um jogo muito esforçado e tal como dizem os meus camaradas do Tribunal do Dragão, neste momento é o único jogador  capaz de correr 11 quilómetros de 3 em 3 dias.

Danilo - Atravessa o melhor momento desde que chegou ao Dragão. Está numa forma física soberba que lhe permite fazer dezenas de "piscinas". Mais uma vez esteve assertivo defensivamente, nunca deixando de atacar sempre que solicitado no seu corredor. Está também mais forte a cruzar, uma das pechas dos anos anteriores.

Quaresma e Aboubakar - O cigano aparentemente aprendeu a conviver mais tempo com o banco de suplentes. Voltou a ser suplente, embora eu consiga entender que dadas as circunstancias da equipa seja complicado tirar neste momento de campo o Tello ou o Brahimi. Entrou muito moralizado em campo, fazendo mais uma boa assistência numa bela combinação com o Aboubakar. O camaronês marcou o seu 2º golo pelo Porto depois de ter picado o ponto com o Bate e prova que não precisa de muito minutos para marcar.

PS: OBRIGADO BRAGA!


















Sem comentários: