Pragmático QB

Pragmático QB

segunda-feira, 20 de julho de 2015

MSV Duisburg 0 vs FC Porto 2 - 18.07.2015 - Pré-Época

Saudades de escrever.

2 meses passaram desde a última posta de pescada mandada, não por falta de assunto, já que o Verão Azul e Branco tem sido animado qb, mas por aquela falta de disponibilidade de que todos os bloggers de vez em quando se queixam. Embora não o tenha feito de forma escrita, tenho estado como sempre atento a tudo o que se tem passado no universo portista desde o apito final do Olegário no último jogo da época passada. Saiu muita gente, entrou mais gente ainda, num rodopio de jogadores que promete não ter fim, assunto este que gostava muito de esmiuçar numa posta à parte.

O Porto, ao contrário do que é hábito, não fez aqueles habituais jogos treino em Portugal, contra a equipa B, Valadares ou Vilanovense, optando por 2 estágios na Holanda e Alemanha, locais já bem conhecidos do clube. Sobre o primeiro jogo da pré-época contra os holandeses do Fortuna Sittard, equipa da 2ª divisão, pouco a dizer porque não houve transmissão televisiva mas deu para "sacar" 2/3 ideias. Destaco os 2 golos do nosso menino André Silva, produto da nossa cantera, e em que deposito grandes esperanças num futuro próximo e o golo daquele moço argelino que nos encantou nos primeiros meses da época passada. 1-5 foi o resultado final com golos também de André André e Varela.

2º jogo da pré-época e nova vitória, desta vez contra os alemães do MSV Duisburg, equipa do 2º escalão, por 0-2, com golos do Brahimi e Hernâni. Tendo havido transmissão televisiva já deu para perceber melhor o que se tem passado nestas 2 semanas de trabalhos. Foi um jogo agradávelzinho, principalmente na 2ª parte, foram 2 golos mas poderiam ter sido muitos mais. Tello, depois de uma cavalgada de Imbula e Bueno depois de passe assassino do Sérgio poderiam ter inaugurado o marcador mas foi o Brahimi a fazer abanar as redes pela 1ª vez aos 60 minutos, depois de um passe de Aboubakar. Antes já o argelino tinha escanado a coluna a um defesa alemão, falhando por pouco o golo, e o Aboubakar fuzilou de cabeça mas permitiu a defesa do trintão Ratajczak. O 2º golo chegou logo de seguida por Hernâni, depois de grande passe de Brahimi. 2 golos conseguidos em jogadas tantas vezes repetidas a época passada, o Sporting que o diga. Gostei do que vi, principalmente da saúde física de alguns jogadores nesta fase. 

Segue-se o Borussia M’gladbach, 3º classificado do campeonato alemão na época passada, num jogo bem mais complicado do que estes 2 anteriores. Será na próxima 6ª Feira, dia 24, às 18 horas e será transmitido na Sportv1.




Brahimi - 1 golo e 1 assistência, a que se junta o golo do primeiro jogo. É um Brahimi semelhante ao do inicio da época passada e isso preocupa-me porque todos sabemos como o argelino acabou a época. Seja como for revelou neste jogo uma estranha capacidade técnica e física com tão pouco tempo de treino. Aguardam-se pelas cenas dos próximos capítulos.
Bueno - Não deslumbrou mas gostei principalmente do entrosamento que revelou com o avançado André Silva, e poderia ter marcado num remate acrobático. Parece-me que pode ser uma mistura de Adrian e Quintero mas em bom.
Sérgio Oliveira - Excelente entrada em jogo, muito à imagem do que fez no Europeu de Sub21. É um jogador forte no remate e no passe e vai dar muito trabalho aos rivais do meio campo portista.
André André - Gosto deste moço, quanto mais não seja porque me faz lembrar o pai e todo o espírito combativo que o André Velhote punha em campo. 
Imbula - Meia horinha que nos deixou muita água na boca. Vimos força, vimos técnica e falta-nos ver também o remate. Fará com Danilo uma dupla de betão, capaz de meter inveja ao "nosso" Casemiro.
Maicon - Gosto dele, sempre gostei, principalmente porque numa bela tarde interrompeu o seu belo Sunday com Chocolate, para tirar uma foto comigo, a pedido dele, claro. Estimo que esta seja finalmente a época de afirmação do brasileiro, algo que se adia à 2/3 anos. Tem tudo, para mais uma vez, formar com Marcano uma dupla quase intransponível.

2 comentários:

Penta disse...


belo regresso de férias :)
subscrevo cada palavra, cada vírgula.

abr@ço
Miguel | Tomo III

Rui Rodrigues disse...

Obrigado grande Miguel.

Grande Abraço e que a força esteja connosco.

Saudações Portistas.