Pragmático QB

Pragmático QB

sábado, 15 de agosto de 2015

Ready, Set, Go!























A época 2015/2016 começou ontem mas o maior do mundo só joga hoje, numa batalha contra os guerreiros da cidade Berço. Começam também os nervos, os suores, as unhas ruídas, os insultos a todo e qualquer jogador que erre um passe ou falhe um golo a um pintelho de distancia da linha de baliza e começa também um ano desportivo de se prevê repleto de sucessos. Foi feita uma aposta forte na equipa, em parte pela necessidade directa de compensar as saídas, mas também com o claro objectivo de resgatar algo que nos pertence, o titulo de campeão nacional. Como é normal, estou  com aquele nervoso miudinho característico de cada inicio de época, mas principalmente com "una enorme ilusión" do que poderá ser este campeonato e Champions. 

O Porto mudou a sua politica de compras, é inegável. A aposta em jogadores jovens provenientes na sua maioria da América do Sul foi substituída pela aposta em jogadores experientes, com rodagem de campeonato português e nas melhores ligas europeias, mas também em jovens portugueses que se foram destacando no nosso campeonato nos ultimos anos. No final da época anterior e no que diz respeito unicamente a titulares, saíram 5 jogadores, Fabiano, Danilo, Casemiro, Óliver e Jackson e como é fácil perceber, saiu o núcleo duro da equipa. O Porto não inventou nem fez experiências, atacou o mercado sem dó nem piedade, sustentado em 25 milhões de euros gastos. Saindo Danilo, o Porto foi buscar o 2º melhor lateral direito a jogar em Portugal, Fabiano foi substituído por Casillas, o emprestado Casemiro pelo jovem mas experiente Danilo Pereira, o também emprestado Óliver deu a vez a Imb20la, e o nosso Cha Cha Cha deu o lugar ao controverso Pablo Osvaldo. Teoricamente falando, acredito que ficamos a perder numa posição, o avançado, e ficamos a ganhar noutra, o guarda-redes. O que é certo, é que neste vaivém de mexidas na equipa, o saldo não sendo claramente positivo, também não se pode afirmar que nos tenha sido desfavorável.  

Resumidamente, temos um plantel com muita qualidade e principalmente com muito equilibrio onde o principio básico de 2 jogadores para cada posição está bem patente. Tivemos uma pré-época normal, não foi deslumbrante mas deu para perceber que o modelo poderá sofrer alterações e andar entre o habitual 4-3-3 e 4-4-2, com Bueno a ter um papel importante neste ultimo caso. Seja como for o esquema principal será sempre o 4-3-3 e a equipa titular não deve fugir muito a isto:

2 comentários:

Anónimo disse...

Tello? André André?

Rui Rodrigues disse...

Numa 2ª linha sim, penso que não começarão a época a titulares.

Grande Abraço.

Saudações Portistas.