Pragmático QB

Pragmático QB

sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Sorteio da Liga dos Campeões 2015/16

Grupo G, Chelsea, Dínamo Kiev e Maccabi Tel-Aviv, estes são os nossos adversários para a fase de grupos da Liga dos Campeões desta época. Parece-me um grupo relativamente mais complicado do que a ano passado, onde defrontamos o Athletic Bilbau, Bate Borisov e Shakhtar Donetsk. Ao contrário do ano passado onde éramos os favoritos a ganhar o grupo, esta época temos um papel secundário, dado que o poderoso Chelsea será um verdadeiro "osso duro de roer". O FC Porto é a única equipa do grupo que não foi campeã do seu país, dado que o Chelsea ganhou em Inglaterra (8 pontos para o 2º), o Dínamo na Ucrânia (10 pontos para o 2º) e o Maccabi em Israel (6 pontos para o 2º). A Liga dos Campeões é mesmo assim, uma competição onde se defrontam os melhores, e este ano vamos para a guerra contra os 3 melhores dos respectivos 3 países.

Como é normal, o histórico de confrontos varia bastante consoante o adversário. O Maccabi é a equipa mais fácil de esmiuçar, porque desde 1906, a sua data de fundação, nunca nos calhou na rifa. Como curiosidade, dizer que o campeão israelita é presidido por Mitchell Goldhar, um canadiano de de 54 anos, com uma fortuna avaliada em 2 Biliões de dólares. O Maccabi neste momento ocupa a 87ª posição do Ranking UEFA. Na Liga Israelita está em 3º lugar com 1 Jogo e 1V.

O Dínamo de Kiev ou Dynamo Kyiv na língua dos meninos, é um velho adversário. Foi contra estes ucranianos, numa meia-final em 1987 que o Porto conseguiu chegar à final, e bater os poderosos alemães do Bayern Munique. Foram 2 jogos renhidos, ganhos pela margem mínima, 2-1 na 1ª mão nas Antas e 2-1 na 2ª mão em Kiev. No total de confrontos directos, o Porto em 6 jogos tem 4V, 1E e 1D, com a curiosidade dessa mesma derrota ter sido no Dragão por 0-1 em 2008. O Dínamo neste momento ocupa a 31ª posição do Ranking UEFA. Na Liga Ucraniana está em 1º lugar, com 5 jogos e 5V.

E por fim, o nosso querido Chelsea, treinado pelo último treinador campeão europeu no Porto. Apesar do histórico de confrontos ser claramente desfavorável para o Porto, 6 jogos e 1V, 1E e 4D, não é menos verdade que os jogos são normalmente equilibrados. Só perdemos uma vez por mais de 1 golo (3-1), e no total dos 6 jogos, a diferença entre golos marcados e sofridos é 9-5. O Chelsea entrou muito mal no campeonato, e é pena o nosso jogo contra eles ser daqui a 1 mês. O Chelsea é claramente o favorito a ganhar o grupo e é sempre um forte candidato a ganhar a Champions, por isso serão 2 jogos de exigência máxima. Acabamos a fase de grupos em Stanford Bridge, facto que espero não ser decisivo para a passagem aos oitavos-de-final. O Chelsea neste momento ocupa a 4ª posição do Ranking da UEFA e na Liga Inglesa está em 10º lugar, com 3 jogos e 1V, 1E e 1D e a 2ª pior defesa do campeonato.

Na época passada o Porto acabou a fase de grupos com 14 pontos, foram 6 jogos e 4V, 1V e 1E, com um goal-average de 16-4, foi por isso, uma fase praticamente perfeita. Não me parece que o Porto este ano consiga esses mesmo 14 pontos mas óbviamente que acredito na passagem à próxima fase. Será importante ganhar os 3 jogos em casa e fazer o maior número de pontos fora, por isso acredito num total de 10-12 pontos e na passagem aos oitavos-de-final.

O calendário de jogos é o seguinte:


4 comentários:

Anónimo disse...

Fosga-se Rui, "o nosso querido Chelsea"? Abomino com todas as forças esse maldito clube de novos ricos...
Percebo o que queres dizer: é azul, tem Mourinho e já nos "deu" muito dinheiro a ganhar. Nem assim eu era capaz de torcer por eles; olha, nem quando jogaram contra o carnide fui capaz de os apoiar...
abraço e vamos lá FCP!
BMS

Rui Rodrigues disse...

Caro Anónimo, fui irónico, sou um Red Devil desde sempre :)

Grande Abraço.

Saudações Portistas.

PS: Conhecemo-nos? :)

Anónimo disse...

Olá Rui, que eu saiba não nos conhecemos pessoalmente... acho que é a primeira vez que comento no teu blogue.
Eu sou só do FC Porto - pronto, torço um bocadinho pelo Barça...
abraço
BMS

Rui Rodrigues disse...

Ah, ok. Pela tua forma de escrever fiquei com a ideia que nos conhecíamos.

Grande Abraço.

Saudações Portistas.