Pragmático QB

Pragmático QB

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

FC Porto 1 vs Benfica 0 - 20.09.2015 - Liga Portuguesa


A vitória do Mestre André.

O estado de espírito neste momento é obviamente o mais melhor bom possível. Depois de 2 anos a ver o rival ser campeão, e de na ultima época não termos conseguido ganhar ao Benfas, sabe muito bem um miminho destes. Feliz, pela vitória, pela minha família e amigos portistas, pelos adeptos que estavam a precisar de um rebuçado destes para começarem a acreditar mais na equipa e feliz por Lopetegui, um homem que embora não seja português, sente o clube como se tivesse nascido no Dragão, e que mais que qualquer outro, precisava de provar a si mesmo, que consegue ganhar a qualquer clube em Portugal. Quebramos o enguiço e voltamos a ganhar ao rival, num jogo que até ao minuto 86, esteve muito perto de terminar empatado. Foi a 13ª vitória seguida em casa no campeonato, o 33º golo marcado e nenhum sofrido. Notável. O Dragão é a nossa casa, o nosso ninho, a nossa fortaleza.

Lopetegui optou pelo melhor onze, ou se quisermos, o onze em melhor forma. Danilo e Herrera ou Tello e Varela podem ser titulares em qualquer altura, mas num jogo em que era fundamental ganhar e depois de alguma gestão no jogo de Kiev, esta era a melhor equipa possível para o simbolismo e grau de dificuldade do jogo. Apesar da equipa estar teóricamente montada para um 4-3-3, Lopetegui tentou surpreender o seu rival e apresentou um 4-4-2, com André do lado direito e Corona praticamente ao lado do Coolbakar, um esquema que lhe permitia encaixar no clássico sistema de Jorge J... Rui Vitória. O jogo começou algo descaracterizado, a dar a ideia que os jogadores do Porto se estavam a adaptar às posições e foi o Imbula a provocar o 1º bruaá no Dragão com uma cueca criminosa ao Andreas "fala português bem pra caralho" Samaris. O Benfica responde pelo mesmo homem, Mitroglou obriga Iker a 2 boas defesas em resposta a 2 boas cabeçadas do grego. Mitroglou volta a estar perto do golo por volta dos 25 minutos mas chega atrasado ao cruzamento e nesta fase o Benfas parece-me ligeiramente melhor e mais tranquilo. Lopetegui percebe isso e desmonta o 4-4-2, voltando André para o meio e Corona para a faixa e o Porto mesmo sem criar jogadas de perigo, acaba a 1ª parte por cima. Antes de ir ao para os balneários, o Maicon tentou aparar o cabelo ao Jonas. O chá, bagaço, licor Beirão ou outra qualquer merda foi dada ao intervalo e a equipa acordou do coma induzido nos primeiros 45 minutos. Coolbakar agradeceu o cruzamento à medida do Mestre André mas infelizmente cabeceia ao poste. Estava dado o mote para uma 2ª parte em cima do Benfas. O jogo estava vivo, tão vivo que o Maxi ainda pensava que estava no Benfas e carrega Jonas, um jogador que prometeu a Gaitan que desta vez ia cair mais vezes do que o argentino. O André Almeida, achou que valia tudo e dá uma cotovelada mesmo com o cotovelo no nosso André e Soares Dias pensa " hoje não vou expulsar ninguém". O Porto continuava por cima, quando o nosso André desmarca o Coolbakar que na sua inocência não cai na área quando é tocado pelo Luisinho e tenta marcar já sem ângulo e força. O Eliseu quis ser feliz e tenta colocar a redondinha onde a aranha faz a teia e Mitroglou, sempre ele, cabeceia novamente com perigo. Láyun, um pouco em desespero, também tenta a sua sorte de fora da área mas o momento 92, desta vez foi aos 86 com um golo do Mestre André. O estádio abanou mas a minha casa é que veio abaixo.

42-22 em ataques, 12-6 em remates, 65-35% na posse de bola, números que revelam um claro, embora nem sempre perigoso, ascendente do Porto sobre o rival. Segue-se o Moreirense fora de casa, num jogo em que Lopetegui deve voltar a mexer na equipa a pensar no jogo da Champions contra o Chelsea. Temos neste momento 13 pontos em 15 possíveis, empatamos na Madeira onde tínhamos perdido o ano passado, e ganhamos ao Benfas em casa, ao contrário da derrota do ano passado. Friamente falando, estamos a ganhar pontos onde perdemos a época passada, o que traduz uma clara melhoria pontual. Acredito que a vitória de hoje valha mais que os 3 pontos, assim como a derrota do ano passado, embora numa altura diferente da época, tenha significado bem mais que uma simples derrota.


André - O MVP da partida. Como se diz cá na terra, que jogador do caralho! O moço transpira Porto até de baixo de água. Jogador totalmente fulcral no esquema de Lopetegui. Dá o que tem, o que não tem e o que alguns colegas não conseguem dar e depois diz coisas como "Sentimento muito especial. Sentimento de dever cumprido. Foi uma jogada muito bonita. O importante foi a vitória do Porto e não o golo do André, mas fazer um golo no clássico pelo meu clube do coração é tudo o que sempre sonhei." Mais do que um jogador à Porto, um portista à Porto. A par de Aboubakar, o jogador que mais merecia o golo.
Aboubakar - O nosso menino esteve 1 ano com Jackson, bebeu da mesma gamela que o colombiano, aprendeu de tudo um pouco, deu-lhe o seu cunho pessoal e actualmente é um touro em campo. Trabalha nos limites, e às vezes é difícil entender como joga tanto tempo numa rotação tão alta. Hoje merecia o golinho da praxe, ainda enviou uma bolacha de cabeça ao poste, e tentou marcar um golo, depois de ter levado um toque dentro da área. Jogasse ele de vermelho e branco e tinha dado 7 voltas no chão agarrado ao joelho. Tentou marcar mas não conseguiu e foi do banco que festejou o golo do Mestre.
M&M's - Marcano imperial e Maicon certinho apesar de algum descontrolo emocional. Mais um jogo sem sofrer golos, algo que se vem tornando comum sempre que esta dupla joga à frente do Keeper. Marcano teve sempre a tranquilidade que faltou a Maicon, principalmente naquela paragem cerebral À La Pepe que lhe podia ter custado caro. Seja como for, jogo complicado mas podem ir para casa com a sensação do dever cumprido.
Maxi - 8 anos de Benfica e depois? El Mono foi tudo menos um mono. Secou Gaitan na medida do possível, arriscou ver 7 amarelos no mesmo jogo mas deixou tudo em campo de forma a ninguém perceber que jogou quase uma década no rival. Diz-se que ganha um salário criminoso para a realidade portista mas como eu costumo dizer, todos os jogadores ganham muito, mas há uns que merecem mais do que outros. Este merece tudo o que ganha.
Claques -  As 2 claques portistas embelezaram ainda mais a vitória com 2 grandes coreografias.



Brahimi - O argelino não está em forma, ponto. As alternativas são Tello e Varela que como se viu hoje, também deixa muito a desejar. Dos 3, e partindo do principio que nenhum está em forma, aceito que jogue Brahimi porque é o único capaz de sacar um coelho da cartola de um momento para o outro. O homem está sempre em jogo, é activo, nunca se esconde mas a verdade é que quase tudo lhe saiu mal. Acaba o jogo com aproximadamente 60% de passes certos, o que para um jogador com a sua influência, é claramente pouco.
Corona - Quando eu pensei que o mexicano ia fazer do Eliseu, uma galocha, o extremo portista faz um jogo fraquinho, fraquinho. Espero que de futuro se veja mais Arouca e menos Benfas nas exibições do Tecatito.
Adeptos - É o jogo que todo o portista espera que aconteça na época, então como explicar tanto silêncio no estádio? Eu, o maior portista de sofá do mundo, não entendo.























4 comentários:

Nuno Silva disse...

grande vitória...

o Porto fez uma 1ª parte mázita e o Benfica mostrou que ainda vai dar luta.

entretanto, acho que dinâmicas À parte o porto sempre esteve em 4-3-3 com imbula e Ruben a duplo trinco inicialmente e A.A. como ponta do triangulo, não própriamente 10. Na esquerda Brahimi, direita Corona, meio "Abombakar".

talvez o Lopes pensasse que o Rui Vitó veisse apenas com 1 avançado... isso pode ter dado o meio campo ao SLB .

no regresso do intervalo veio o Porto a dominar e a moralizar com a cabeçada ao ferro... que perdida. há que reconhecer que ao contrário de outros treinadores, a equipa vem quase sempre melhor no intervalo, o que é positivo para o mister.

dentro do possível, foi uma boa 2ª parte do Porto, muito dominadora e com algum perigo.

O ponto chave são as substituições... foram conservadoras, homem-por-homem, mas mexeram no jogo e também porque o benfas não tem banco à altura.

Varela entrou bem, Danilo também... a saída do Abombakar é muito controversa, mas o resultado dá razão ao treinador.

O vi o jogo assim: o Aboubakar desposiciona-se muito da frente de ataque para vir buscar jogo e servir de pivot ofensivo. por vezes perdia-se a referência no ataque e ficava-se sem opção de jogar pelo suposto apoio do meio que seria o Abomba. fazia sentido um avançado mais posicional. no meu ponto de vista mantinha aboubakar e retirava BRahimi ou mesmo o A.A. (mas o golo e o resultado desmente-me). A.A. e Varela são óptimos para um 4-4-2, pois conseguem defender e reagir bem no momento da perda de bola... não dão é muita profundidade, o que com centrais muito altos do benfas não é grave. a ideia jamais seria a do chuveirinho ou cruzamentos.

Começo a não achar piada Às substituições dos avançados quando precisamos de ganhar e não vale a pena justificar que com 10 avançados não se ataca mais. assim como não acho piada a não testar o 4-4-2, ou estar em 4-3-3 com Brahimi na linha, pois não ganhou um único lance na linha ao puto de 18 anos

Rui Rodrigues disse...

Camarada Nuno, é como te disse no post do Facebook, o Porto joga a primeira meia hora em claro 4-4-2, com Brahimi na esquerda, André na direita e Aboubakar e Corona praticamente lado a lado. Em relação à substituição do Aboubakar pelo Osvaldo, é inegável que é discutível mas a verdade é que o Porto marca e o Osvaldo está na jogada. Sorte? Talvez, nunca vamos saber.

http://postimg.org/image/kh7ppsan1/

http://postimg.org/image/w51rkbzrx/

http://postimg.org/image/p4drrjxzx/

Como vês, não sou o único a pensar assim.

Grande Abraço.

Saudações Portistas.

Drax disse...

Fiquei fã. Excelente espaço.

Análise muito lúcida e objectiva. Quem sabe, sabe.

Saudações, Rui.

Rui Rodrigues disse...

Obrigado Drax. Bem-vindo.

Grande Abraço.

Saudações Portistas.