Pragmático QB

Pragmático QB

quinta-feira, 17 de abril de 2014

SL Benfica 3 - FC Porto 1 - 16.04.2014 - Taça de Portugal

Justíssimo, justíssimo.

Tinha escrito no passado domingo, "Segue-se o Benfica para a Taça e espero honestamente um jogo de raiva porque para além de ser uma batalha contra o nosso maior rival, é um jogo que embora não salve uma época, pode-lhe dar um aspecto de menor fracasso. Acredito na passagem à final!".

Ora bem, a raiva, crença e vontade infelizmente ficaram no Porto, não viajaram com a equipa. Hoje sinto-me como há muito não sentia, admito isso. Hoje entendo os adeptos rivais quando ano após ano, perdem jogos, perdem campeonatos, são eliminados da taça porque o Porto foi melhor. Perder é duro e dói, mas perder de uma forma tão clara e limpa dói a dobrar. Acredito que este sentimento seja partilhado por grande parte da comunidade portista, mas no meio desta "dor", sei que podemos encontrar algo positivo. Sei, porque os meus 30 e muitos anos de portismo assim me ensinaram, que a seguir a uma tempestade vem sempre uma bonança, e normalmente uma bonança tão boa, que nos faz esquecer rapidamente as frustrações passadas. Sinto também que tinha imperativamente de ser Portista, porque ferrenho e doente como sou, não aguentaria as tristezas e frustrações que os nossos adeptos e rivais sentem ano, após ano, após ano, após ano! Mesmo em momentos como este, admito, é muito bom ser portista e não trocava este estado de espírito por nenhum outro.

Sobre o jogo, pouco a dizer, o Benfica foi muito superior ao Porto. Foi enquanto jogou com 11, continuou a ser depois da expulsão. O golo do Porto apenas disfarçou a péssima exibição da equipa. Uma exibição sem chama, sem alma, sem amor a uma camisola que deveria ser amada de tão valiosa que é. Uma hora a jogar com mais um resultou numa hora com a sensação de que jogávamos com menos um. Por muito que custe admitir, o Benfica desta época não foi só superior hoje, foi durante todo o ano. Os vermelhos serão um justíssimo vencedor do campeonato, farão a dobradinha com a Taça de Portugal e como é óbvio nesta altura, para além de não ter grandes expectativas para o jogo da Taça da Liga, o interesse também é pouco ou quase nenhum. 


Uma ideia sobre o árbitro, Pedro Proença. Embora conscientemente, a derrota do Porto nunca possa vir a ser resultado da arbitragem, não podemos negar que a 2ª parte foi uma comédia. O Proença pode errar mais ou menos, como todos os árbitros o fazem, mas uma coisa que gosto nele é o facto de nunca perder o controlo do jogo, por muito complicado que o jogo seja, facto esse que hoje não aconteceu. O golo do Benfica foi marcado aos 80 minutos e o jogo acabou ali tal foi o Carnaval que se viu na Luz.





Melhores do jogo, André Gomes, com um golo fantástico e Enzo Pérez com mais um jogo omnipresente! Melhores do Porto, o treinador e os jogadores que não jogaram. Na equipa do Porto foi tudo tão mau, que não consigo separar o menos mau. 

Para mim, a época do Porto acabou hoje, tudo o que for feito nos próximos dias, semanas e meses deve estar relacionado com a próxima época. As compras e vendas de jogadores, assim como o próximo treinador devem ficar definidos muito em breve, não para a imprensa, mas no seio do clube, como é apanágio na era Pinto da Costa. Épocas como a de 2013/2014 não devem ser esquecidas, devem ser esmiuçadas e relembradas para que não voltem a acontecer, ou a acontecer, que seja passados 5, 10 ou 20 anos. Resta acabar a época de cabeça erguida, ganhar os jogos que faltam e provar a toda a comunidade azul e branca que esta época foi um acidente e que o melhor ainda está para vir.

2 comentários:

Catsone disse...

Amigo, podia dizer que esta época estaria ao nível daquela do Octávio ou daquela do V. Fenandez, mas não: está muito pior.
Não temos voz dentro de campo. Não temos um portista com a camisa azul e branca, apenas uma amálgama de jogadores doidos para das o salto. Não há garra, não há "raiva", não há fome de bola. Nos bons e velhos tempos, com um a mais em campo, tínhamos ganho a rir.
Ou há sangue azul dentro de campo e à sua beira ou temo que a próxima época volte a ser este fiasco.
Abraço de(s)portista.

Nuno Silva disse...

A nossa equipa sofre de stress pós traumático...

...o Porto perde este jogo e eliminatória à imagem do que foi toda a época:

uma equipa mal preparada, sem dinâmica, sem meio campo, sem processos de jogo definidos... e aí LC só pode trazer um pouco mais de ânimo aos jogadores, porque com 2 jogos por semana até agora, não dava para trabalhar muito mais a equipa.

O que me incomodou mais durante o jogo é que com mais 1 jogador e já feito o 1º golo, uma equipa normal, ía para cima do adversário para buscar o 2 a 2, mas uma equipa à Porto muito mais! mesmo que desse p passar jamais alguma equipa do Porto se pode satisfazer perdendo com o rival directo.

... e aquela circulaçãozinha patética de bola não existe. foi sobraceria ...PERDEMOS À BENFICA !