Pragmático QB

Pragmático QB

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Bate Borisov 0 vs FC Porto 3 - 25.11.2014 - Liga dos Campeões

Tudo normal, portanto.

Como todos os portugueses, sou patriota e gosto de ver jogar a selecção, mas estas paragens para ver jogar a equipa das quinas matam-me. Passaram 16 dias desde a última vez que o Porto tinha jogado mas sinceramente pareceram 2 meses, ainda por cima porque vínhamos de um resultado amargo na Amoreira. Ontem tudo voltou à normalidade, o Porto ganhou com tranquilidade na Bielorrússia e à custa do outro jogo do grupo, garantimos o 1º lugar do grupo. Este apuramento permite-nos, não só "fugir" a alguns colossos nos oitavos de final, mas também encarar o ultimo jogo da fase de grupos com uma postura mais calma (aqui sim, fará todo o sentido rodar jogadores), já que o clássico contra o Benfica será jogado 4 dias depois do jogo com o Shakhtar.

Como era esperado a equipa de Borisov tentou BATEr no Porto desde o 1º minuto, embora esta tentativa de agressão tenha durado sensivelmente 20 minutos, altura em que o Porto arregaça as mangas e toma conta do jogo, somando quase 70% de posse de bola no final da 1ª parte. A equipa não criou grandes oportunidades de golo mas também não deixou chegar o perigo à baliza do Fabiano e o nulo ao intervalo castigava mais a equipa portuguesa. A 2ª parte foi totalmente diferente, começou como acabou a 1ª mas com o Porto a chegar muito mais vezes à baliza adversária. Os golos foram surgindo naturalmente, permitindo à equipa ter sempre o controle do jogo, trocando a bola com segurança e cansando um adversário que a partir do 1º golo portista, nunca se encontrou e passou a última meia hora de jogo a cheirar a bola. Vitória totalmente justa, a 4ª em 5 jogos, 13 pontos somados, 15 golos marcados e 3 sofridos, ou seja, um apuramento seguro e tranquilo num grupo que teóricamente era acessível mas que o Porto também o conseguiu tornar na prática.







Herrera - 1 belo golo e 2 boas assistências, o melhor em campo. Podia definir a exibição do ex-Pachuca com estes 2 factores mas isso seria demasiado redutor porque o mexicano fartou-se de jogar e nem a meia dezena de passes errados beliscam um jogo pleno de força. Correu quase 13 Kms, todos eles com critério. É um dos indiscutíveis de Lopetegui, feito conseguido à custa de muito trabalho e muita critica em cima já que desde que chegou ao Porto, é um dos ódios de estimação da massa assobiativa.

Casemiro - Cada vez mais adaptado à posição 6, e nesse aspecto dou todo o mérito ao treino que tem sido feito com o brasileiro. Neste jogo limpou tudo o que havia para limpar, sendo o patrão que se impõe quando se joga naquela posição. Não é um Fernando mas tenho esperança que seja um Costinha.

Óliver - A verdadeira Formiga Atómica. Como eu ouvi inúmeras vezes em criança, parece que tem "bichinhos carpinteiros", não pára um segundo. Neste jogo foi o jogador que mais correu, 13 Kms certos. O espanhol é uma máquina de trabalho, seja a defender, atacar, passar, tudo feito com rapidez e critério. 

Danilo - Está numa forma soberba, o que lhe permite fazer piscinas o jogo todo e ainda aparecer em zonas de finalização. Certinho a defender, quase sempre decisivo a atacar.

Jackson - 5 jogos, 5 golos. Na Champions é uma marca assinalável, apesar dos adversários ainda não serem os mais difíceis. Mais um jogo de muito trabalho do Colombiano.





Marcano - O espanhol não esteve mal, embora ache que o Maicon nos oferece mais garantias e confiança naquele sector.

Nota muito negativa para o facto de nenhuma estação televisiva portuguesa ter acompanhado a equipa do Porto à Bielorrússia. Nem a TVI, nem a SportTV, responsáveis pela transmissão da Champions enviaram jornalistas, o que fez com que não existisse as habituais entrevistas pós-jogo. Isto não só revela o actual interesse que as televisões têm na ÚNICA equipa portuguesa com o apuramento garantido para a próxima fase, mas também demonstra que por vezes os adversários mais difíceis são aqueles que encontramos fora do campo.






Sem comentários: