Pragmático QB

Pragmático QB

sábado, 13 de dezembro de 2014

FC Porto 1 vs Shakhtar Donetsk 1 - 10.12.2014 - Liga dos Campeões

Calma haters, ainda não foi desta.

Pois é anti's-Porto, ainda não foi desta que a melhor equipa portuguesa vos deu o saboroso gosto da derrota e até me causou alguma estranheza nenhuma televisão se ter "enganado" no resultado. Numa noite típica de inverno, os adeptos que visitaram o Dragão assistiram a um jogo muito morno que nem com os belos 2 golos mudou de temperatura. O apuramento estava garantido pelas 2 equipas e a classificação não iria ser alterada fosse qual fosse o resultado, daí o jogo contar "unicamente" para o milhão de euros e para os pontos para o ranking UEFA.

A equipa ucraniana entrou em campo com a missão clara de vingar os 2 amargos golos sofridos nos descontos em sua casa e isso fez com que exercesse uma pressão enorme logo no inicio de construção do ataque portista. O Porto, fruto das muitas mudanças na equipa (na minha previsão só falhei em 2 jogadores, Angel e Reyes, mas se pensarmos que estes 2 não estão inscritos na Champions, então Lopetegui seguiu os meus conselhos na integra), mostrou processos de jogo pouco consolidados e pouco entrosamento entre sectores, nada que não fosse esperado. Do 11 inicial que entrou em campo, talvez só 2 jogadores sejam titulares contra o Benfica, Maicon e Alex Sandro. Com estas condicionantes todas, não se esperava um jogo diferente do que foi, lento, lentinho. O jogo foi-se arrastando durante os 90 minutos, sem grandes motivos de interesse e lances de perigo, exceptuando os 2 grandes golos, primeiro o cabeceamento fulminante logo no incio da 2ª parte por Stepanenko, respondendo Aboubakar ao cair do pano num míssil disparado de fora da área.

Seguem-se os oitavos-de-final da maior prova europeia de clubes, competição onde por norma costumam estar as melhores equipas da Europa, daí fazer todo o sentido e lógica equipas como o Sporting e Benfica terem ficado de fora. Todos os adversários são complicados nesta fase, embora haja uns mais que outros e se pudesse escolher, optaria por uma de duas equipas, Shalke 04 ou Basileia. Os suíços porque são claramente o oponente mais apetecivel dos 8 possíveis adversários e o Shalke 04 porque temos contas a ajustar. Quem não se lembra da eliminatória jogada com os alemães em 2008, em que depois de perdemos por 1-0 golo na Arena Auf Schal, fizemos uma 2ª mão brilhante e só não passamos porque nessa altura o guarda-redes germânico era um menino de 22 anos chamado Manuel Neuer.








Evandro -  Apesar do golo de Aboubakar, para mim foi o melhor em campo. Uma grande 1ª parte em que fez de Herrera com grande segurança, embora descendo de nível nos segundos 45 minutos. Revelou ser uma boa alternativa ao mexicano.

Aboubakar - Notou-se a falta de entrosamento com a restante equipa mas a verdade é que o camaronês com apenas 2 remates criou muito perigo, o primeiro passou muito perto do poste e o segundo só parou no fundo das redes de Pyatov.

Ricardo - É complicado substituir Danilo, ainda por cima quando o brasileiro atravessa talvez o melhor momento de forma da carreira mas o ex-Guimarães não comprometeu e cumpriu. Ainda não havendo Opare, é uma boa alternativa para dar descanso ao número 2 portista.








Adrián - Tentou. A verdade é mesmo esta, o espanhol tentou. As coisas não lhe saíram nada bem, mas nunca desistiu de disputar cada lance com máxima entrega. Fica ligado directamente ao golo ucraniano porque foi ele que foi batido nas alturas por Stepanenko. Apesar da fraca exibição, gostei de ver os adeptos portistas aplaudirem o rapaz de cada vez que perdia a bola.. e perdeu muitas vezes.

Kelvin - Decididamente o menino 92 não passa disso mesmo, de um momento brilhante ocorrido em 2013 que tantas alegrias deu à nação portista. Entrou na 2ª parte, embora pouca gente tenha dado por isso. 












Sem comentários: