Pragmático QB

Pragmático QB

sábado, 13 de agosto de 2016

Rio Ave 1 vs FC Porto 3 - 12.08.2016 - Liga Portuguesa

O(s) Arco(s) do Triunfo.

O Pragmático QB esteve ausente durante algum tempo, tempo demasiado, infelizmente. A verdade é que um Blogger é de certa forma um "artista", e qualquer artista em qualquer actividade necessita de uma musa, uma inspiração que o faça naturalmente escrever, desenhar, esculpir. No meu caso pessoal, essa musa é o Futebol Clube do Porto, clube que amo e que sempre me fez escrever ou pensar em escrever, independentemente do melhor ou pior momento desportivo. A verdade é que desta vez, a "má fase" da equipa, deixou-me completamente desinspirado e com pouca ou nenhuma vontade de partilhar a forma como vi a bola nestes últimos meses. Hoje e passados 5 meses da minha última posta de pescada, venho reabrir aqui o tasco, com a promessa de tudo fazer para que o bom ou mau momento do meu clube não afecte a minha inspiração e o meu amor à causa. Hoje escrevo, depois de curiosamente o ter feito pela última vez no dia 13 de Março de 2016, dia do meu 39º aniversário.

Depois de que se viu na pré-época, com o futebol jogado e com a dança de compras e vendas, ninguém no seu juízo perfeito, poderá estar à vontade e demasiado esperançoso e confiante com a época que hoje se iniciou. Poucas jogadores de relevância a entrar e uma enorme nuvem de fumo a encobrir possíveis vendas, com o Brahimi e Aboubakar no meio dessa lavoura negocial. Ficou evidente uma coisa, não há dinheiro para gastar, vai lá saber como. O clube que fez 100 milhões de euros em vendas há um par de anos, está com um poder de compra a roçar o sofrível. Felipe, Alex Telles e Depoitre foram comprados por verbas a rondar os 6 milhões cada, e no caso do belga deu a clara ideia de ser uma solução à pressa e em desespero. Este inicio de mês de Agosto deu para entender que temos um bom onze, mas o que realmente me preocupa são as soluções, ou falta delas neste caso, no banco. Estou pessimista, assumo-o sem qualquer tipo de rodeios mas espero que o nosso Mister Porto tenha sido a nossa melhor contratação e que devagarinho mas com alguma pressa, volte a pôr canecos no Museu.

Falando um pouco do jogo de hoje, foi complicado como seria de prever. O Rio Ave já com mais tempo de preparação e com uma eliminatória de Liga Europa nas pernas, criou-nos alguns problemas, chegando ao ponto de inaugurar o marcador e a época 2016/2017. Curiosamente o autor do 1º golo, foi também o primeiro a levar com um cartão vermelho nas bentas, se não é recorde, deve andar lá perto. O Porto entrou razoavelmente bem no jogo mas aquele golo do Marcelo fez-nos ver passar à frente dos olhos os últimos 3 anos, e isso não é nada bom. O Porto, não o sendo, respondeu à campeão e com uma atitude à patrão, poderia ter ido para o intervalo já com a remontada feita, porque o Tecatito foi o primeiro a demonstrar azia e empatou rapidamente o jogo, enviando uma bola ao poste logo de seguida. O Mister Porto foi ao balneário e deve ter dado a entender que não estava para estas merdas, que não foi para isto que veio para a Invicta e que queria ver as coisas resolvidas rapidamente. O Herrera, que é um bom moço, um tipo pacato, um rapaz que normalmente faz o que lhe mandam, pôs o Porto na frente do marcador com um balázio que se ouviu em Pachuca e pouco tempo depois o nosso André ampliou a vantagem, depois de recarregar um penalti cobrado por ele mesmo. Vitória justa do Porto, jogo com algum sofrimento como certamente irão ser quase todos esta época.


Gostei do Felipe, é duro, fortíssimo nas divididas de cabeça e quando perceber que não está a jogar no Brasil e que terá de ser e pensar muito mais rápido, será um caso muito sério. Terá de corrigir também a forma de disputar os lances, porque com um árbitro de gatilho leve, poderá não cabar muitos jogos. Parece-me ser um jogador com uma mentalidade e personalidade forte, que poderá marcar uma era no Porto. Acredito que seja o patrão da defesa muito em breve e um jogador que poderá envergar a braçadeira a médio prazo. Gostei também do Octávio, percebe-se facilmente o porquê de ser ele e mais 10 no Guimarães da época passada, e a sua aparente sintonia com o nosso André, parece estar bem oleada. O Herrera foi o mesmo de sempre e para sempre, lutador, corredor, marcador de grandes golos, o meu jogador fetiche do Porto, um jogador que enquanto estiver vivo vai dar tudo em campo, para mim o MVP da partida. Notas positivas para o Corona por ter dado inicio à reviravolta com um golo oportunista e ao Marcano por ter limpado quase tudo na sua área de intervenção.


Nota negativa para o árbitro, que num jogo que foi tudo menos violento, conseguiu expulsar 2 jogadores. Não teve influência no resultado mas demonstra alguma falta de bom senso numa época que ainda agora começa.

Sem comentários: