Pragmático QB

Pragmático QB

sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Sorteio da Liga dos Campeões 2016/17

A sorte, ou falta dela, ditou que jogaríamos a fase de grupos desta época instalados no grupo G com a companhia de 3 campeões nacionais, o que faz do nosso Porto a única equipa do grupo que não levantou o caneco no final da temporada anterior. Leicester em Inglaterra, Club Brugge na Bélgica e Copenhaga na Dinamarca são os 3 adversários com quem vamos andar à porrada durante os 6 jogos da fase de grupos. Teoricamente, porque nesta fase pode-se esmiuçar sobre suposições, factos históricos, ideias ou fezadas, somos a par do Leicester, claramente os favoritos a passar à fase seguinte. Acredito numa fase de grupos com uma pontuação final a rondar os 13 pontos.

Começando pelo Leicester, um dos campeões ingleses mais surpreendentes de sempre, senão o mais surpreendente, foi uma equipa que viveu um autêntico conto de fadas. Foi uma daquelas histórias com um guião que só uma ínfima parte da cidade de Leicester acreditaria ter um final feliz mas a verdade é que desde que em finais de Novembro a equipa comanda pelo italiano Ranieri chegou à liderança da Premier League, nunca mais de lá saiu. Gostou da experiência, tomou-lhe o gosto, habituou-se a ver equipas como os 2 gigantes de Manchester, Liverpool, Spurs, Arsenal e Chelsea olharem para cima semana após semana e em Maio de 2016 concluiu com o máximo sucesso uma liga inglesa que a partir de um certo momento, todos os fãs de futebol perceberam para que lado iria cair. O Leicester ganhou a Premier League com uns estrondosos 81 pontos, mais 10 que o 2º classificado Arsenal e com apenas 3 derrotas. Actualmente têm 1 derrota e 1 empate nos 2 jogos disputados no campeonato e ocupam o 97º lugar no Ranking UEFA. O Porto tem um histórico francamente negativo com equipas inglesas, 32 Jogos e 17 Derrotas, embora seja a primeira vez que vai defrontar o Leicester. O meu prognóstico vai para a vitória no Dragão e derrota em Inglaterra.

Club Brugge é o campeão belga, e temos sempre de piar fininho contra campeões. O Porto não se dá propriamente mal com equipas belgas, nos 14 jogos disputados, ganhou 6, empatou 2 e perdeu outros 6. Os confrontos foram na sua maioria com o Anderlecht, embora já tenhamos defrontado o Brugge por duas ocasiões, na longínqua época de 1972/73, ganhando 3-0 nas Antas e perdendo na Bélgica por 3-2, passando assim à próxima fase da Taça UEFA. A última vez que defrontamos equipas belgas foi na vitoriosa campanha da Liga Europa em 2011, quando despachamos o Genk com 3-0 na Bélgica e 4-2 no Dragão. O Club Brugge já disputou 4 jogos para o campeonato belga, tendo 2 vitórias e 2 derrotas e neste momento ocupa o 47º lugar no Ranking UEFA. O meu prognóstico vai para a vitória no Dragão e empate na Bélgica.

O Copenhaga ou FC Kobenhavn, é também o actual campeão dinamarquês, tendo ganho o anterior campeonato com 71 pontos, mais 9 que o 2º classificado, o Sonderjysk. Nas "bulhas" com equipas dinamarquesas, o Porto tem 6 jogos e uma única derrota, curiosamente no primeiro jogo com o Vejle-Kolding em 1981. Daí para cá, empatamos 2 jogos e ganhamos 3, o último dos quais com o Aalborg BK em 1995. O Copenhaga actualmente ocupa o 2º lugar no campeonato, com 4 vitórias e 2 empates nas 6 jornadas disputadas e ocupa o 82º lugar no Ranking UEFA. O meu prognóstico vai para a vitória no Dragão e vitória na Dinamarca.

Se apagarmos por instantes da memória, o facto do Leicester ser o actual campeão da liga mais extraordinária e sedutora do mundo, poderemos dizer sem qualquer tipo de chauvinismo, que somos os favoritos a ganhar este grupo. É fundamental ganhar os 3 jogos em casa e amealhar o maior número de pontos possíveis nos jogos fora. Depois da categórica eliminação da Roma e de ficarmos a conhecer os 3 clubes que calharam na rifa, estou plenamente convicto (mas não cegamente confiante como o Paulinho Fonseca) que passaremos à próxima fase.

Sem comentários: