Pragmático QB

Pragmático QB

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Eintracht Frankfurt 3 vs FC Porto 3 - 27.02.2014 - Liga Europa

























Sangue, Suor e Lágrimas!

Tinha escrito durante a tarde de hoje, "Sangue, Suor e Lágrimas. Independentemente do resultado na Alemanha, hoje não espero menos que isto!". Faltou o sangue, porque tivemos uma equipa do Porto a ter que suar muito para passar esta eliminatória, e tivemos as lágrimas dos panzers alemães no final do jogo. Grande ambiente no estádio e grande jogo, nem sempre bem jogado mas muito emocionante. Hoje estou feliz, obviamente feliz pela equipa e pelo clube, mas principalmente feliz por toda a nação portista, que já merecia um miminho destes há muitos meses.

Apesar do empate e consequente passagem à próxima eliminatória, pouca coisa mudou na forma de jogar do Porto a não ser na vontade de vencer. O mais importante hoje não era jogar bem e ter uma "nota artística" elevada, mas sim demonstrar de inicio ao fim raça, vontade de vencer e fazer renascer a mística portista que andava há meses adormecida. Conseguimos um empate (com sabor a vitória) justíssimo, porque apesar dos inúmeros erros cometidos nas duas mãos, somos e fomos a melhor equipa. Mas há muita coisa que continua mal, nomeadamente as desconcentrações na defesa. Esta época dá a ideia de que é muito fácil marcar golos a esta equipa, seja de bola parada ou em lances corridos. Já o disse e volto a dizer, só pode ser culpa do treinador, porque não é possível haver uma diferença tão grande num sector que se manteve praticamente intacto de uma época para a outra. O treinador hoje arriscou, que é como quem diz "teve tomates", porque depois de se ver a perder por 2-0 aos 52 minutos, e sem nada a perder, não demorou muito a mexer na equipa e mandou o Ghilas às feras aos 54, sendo quase no final do jogo recompensado por isso. Gostava que esta forma de jogar com dois avançados na frente fosse mais vezes testada, em parte porque acho que a dupla Jackson\Ghilas se entende bem, mas também porque está provado que aquele meio campo vai chegar ao final da época sem funcionar na sua plenitude .

Admito que tenho um "fraco" pelo Ghilas, um jogador que acompanhei com atenção o ano passado no Moreirense e que se identifica muito com a minha humilde forma de ver o futebol. Hoje foi decisivo, tal como o tinha sido no jogo contra o Estoril para a Taça de Portugal. Facturou duas vezes esta época, não foram golos que deram pontos mas foram golos que nos deram passagens em eliminatórias de duas competições diferentes. Decididamente merecia mais minutos, até porque como se viu hoje, o Jackson está algo desligado dos jogos, prova disso hoje são as 2 recepções de bola medonhas que o deixariam em excelente posição para alvejar a baliza, e um remate completamente disparatado. Outro jogador que merecidamente merece destaque é o Mangala, marca dois belos golos e é certo que continua a cometer erros, alguns deles infantis, mas no futebol aéreo é um bicho, um jogador tremendo a defender e atacar. Também temos de ter em conta os seus 23 anos e pensar que tem uma margem de progressão enorme, evolução essa que certamente não será feita no Porto.

O próximo adversário é o Nápoles, 3º classificado da Serie A. É uma equipa que forçosamente vai pôr a nu as fragilidades da nossa defesa porque têm um ataque muito forte com jogadores como o Higuain, Callejón, Hamsik, Mertens e o Insigne. Vai ser uma batalha bem mais complicada do que esta com os alemães. Resumindo, espero que este jogo com o Eintracht Frankfurt seja a rampa de lançamento para um final de época condizente com a grandeza deste clube.


Sem comentários: