Pragmático QB

Pragmático QB

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Gil Vicente 1 vs FC Porto 2 - 16.02.2014 - Liga Portuguesa




Começar por dizer o óbvio, era imperial ganhar hoje depois das vitórias dos rivais directos, Sporting e Benfica. Dito isto e havendo a obrigação de ganhar um jogo tradicionalmente e historicamente complicado, a missão foi comprida mas com uma dificuldade que honestamente me pareceu escusada. Outro facto que merece destaque, foi a repetição do ultimo onze, facto esse que raramente aconteceu esta época.

Em relação ao jogo, o Porto fez seguramente uma das melhores primeiras partes deste ano. O 4-3-3 só com o Fernando a trinco voltou, e com isso voltou um futebol mais solto, mais organizado e consequentemente, melhor jogado. O golo chegou naturalmente como poderiam ter acontecido mais 1 ou 2, que não seria escândalo nenhum. Gostei muito da forma como a equipa entrou em campo, pena foi a segunda parte meio sonolenta, que permitiu ao Gil Vicente marcar e reanimar alguns fantasmas recentes na equipa do Porto. Seja como for, não me pareceu que a vitória estivesse em causa, até porque o Porto com mais ou menos dificuldade teve sempre o jogo controlado.


O Varela marcou um belo segundo golo, estranho, o Varela bisou, ainda mais estranho, o Varela foi o melhor em campo, surreal! Depois deste belo jogo do "Drogba da Caparica", podemos ter a certeza que os próximos 2 ou 3 serão fracos, o Varela sempre foi assim e sempre o será, muito inconstante. Uma palavra para o Herrera, esse sim, o melhor em campo para mim, fez um jogão, esteve em todo o lado, excelente a defender e atacar, foi um verdadeiro box-to-box. Parece que finalmente assentou a sua forma de jogar, percebeu o futebol europeu e neste momento deve ser um titular indiscutível na equipa. Não gosto de voltar a escrever sobre este tema, mas não me resta outra hipótese... qual a real ideia de voltar a pôr o Ghilas aos 86 minutos? É fetiche? Promessa? Gozo? É desta forma que o Paulo Fonseca entende que se motiva um jogador? No curso de treinador não se aborda o tema "Gestão de Recursos Humanos"? Embora eu seja um simples adepto que gosta de falar sobre futebol, não me parece de todo a melhor forma de gerir um plantel.


Segue-se o Eintracht Frankfurt, que este fim de semana levou 4 em casa do Borussia de Dortmund, é o actual 12º classificado a 3 pontos da linha de água. Teoricamente é um adversário ao nosso alcance, mas com este treinador tudo, infelizmente, é possível.

Sem comentários: