Pragmático QB

Pragmático QB

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

SL Benfica 2 vs Sporting CP 0 - 11.02.2014 - Liga Portuguesa


























Hoje vou arriscar tudo e  vou comentar o Derby da 2ª Circular com os meus óculos azuis e brancos. Para começar vou usar uma das expressões da moda, foi "limpinho, limpinho". Em segundo lugar, dizer que embora o resultado tenha ficado 2-0, penso que o Jorge Jesus goleou o Leonardo Jardim. A estratégia com que o Sporting entrou em campo falhou a todos os níveis, falhou na defesa, falhou na posse de bola e falhou no ataque. O Benfica atropelou o Sporting e não fosse alguma ineficácia dos avançados da equipa da Luz, aliada a algumas boas defesas do Patrício, e poderíamos ter assistido a uma goleada história. O Leonardo Jardim armou-se em Jorge Jesus das épocas passadas, e quis inventar e mudar a forma de jogar da equipa que tão bons resultados tinha dado até aqui. O resultado dessa mudança foi uma lástima, a equipa nunca se encontrou, jogando num modelo de jogo que nem foi 4-3-3, nem 4-4-2, foi uma total mixórdia táctica.

Embora o Gaitán tenha feito um grande jogo, assim como o Garay, o melhor em campo foi de longe o Enzo. Já o tinha eleito MVP da partida antes do golo, mas depois daquela maldade criminosa sobre o Dier (como se diz na terra da minha esposa, "cagou-lhe uma bicha"), penso que não deve haver duvidas acerca desta nomeação. É sem sombra de duvidas um jogador que me enche as medidas e que encaixaria que nem uma luva no meio campo do meu Porto, tem a garra típica do jogador Argentino, aliada a uma técnica muito acima da média e é claramente um jogador de selecção. É-me difícil eleger o melhor do Sporting, porque jogaram todos tão nivelados por baixo, que é complicado destacar alguém, mas penso que o Adrien teve uns pontos acima. Pelo contrário, o Dier e o Piris foram os piores da equipa de Alvalade.

Se duvidas haviam, hoje ficou provado que o Sporting (ainda) não tem estofo nem equipa para serem campeões. Em 4 clássicos, não ganharam nenhum e estão hoje no 3º lugar, classificação essa que por muito que custe aos meus amigos verdes, é o seu lugar natural. A mim como Portista, custa-me ver este Benfica cheio de saúde e raça, a jogar bem e a massacrar um suposto adversário directo. A 4 pontos do Porto e a 5 (6 em caso de desempate pelo confronto directo), são neste momento o mais claro e óbvio candidato ao titulo. A minha esperança é que não tenham aprendido com os erros transactos, voltem a celebrar antes do tempo (coisas do género do  "autocarro do titulo" nas bancadas da Luz no domingo passado), adormeçam e permitam novamente ao pior Porto de que há memória uma ultrapassagem em cima da meta.


Sem comentários: