Pragmático QB

Pragmático QB

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

FC Porto 2 vs Estoril 1 - 05.02.2014 - Taça de Portugal


O meu dia começou com a noticia da venda do Otamendi para o Valência por 12 milhões, e é impressão minha ou foi um péssimo negócio? Ora vejamos, o Otamendi estava no Porto há 3 épocas e meia, praticamente sempre titular, tinha algumas perspectivas de ir ao Mundial e sendo assim ter uma possível valorização, tem 26 anos e pelo que consta não foi assim tão barato quanto isso porque segundo o relatório de contas apresentado pelo clube, custou 8 milhões de euros! Se é inegável que as suas exibições esta época andavam niveladas por baixo, como é que um jogador com as características acima mencionadas, passa de titular indiscutível, a "caso administrativo"?

Em relação ao jogo de hoje, se a ideia do Paulo Fonseca apregoada durante a semana, era dar uma resposta positiva depois do jogo medonho com o Marítimo, essa mesma resposta foi profundamente falhada. A primeira parte foi muito má, voltamos e entrar lentos, sem raça, sem ideias, com o Estoril a controlar o nosso futebol sem grande esforço e acabamos por sofrer um golo natural, numa jogada semelhante a uma outra que só não deu golo porque o Sebá (jogador que sinceramente merecia ter tido mais oportunidades no Porto) quis colocar demasiado a bola junto ao poste. Denominador comum nestas 2 jogadas? Reyes! O mexicano foi completamente ludibriado nas 2 ocasiões. Conseguimos marcar um golo meio aos trambolhões na única jogada que me lembro, com "cabeça, tronco e membros". Na segunda parte estivemos ligeiramente melhores, principalmente nos últimos 20 minutos, onde aí sim, vimos uma equipa com vontade de ganhar o jogo.


Com um jogo bastante positivo esteve o outro mexicano, gostei muito do Herrera, esteve mais seguro no passe, foi o jogador que mais correu, tecnicamente teve alguns bons pormenores, e tentou sempre empurrar a equipa para o ataque. Parece-me um claro caso de uma certa inadaptação ao futebol europeu, problema esse que pode facilmente ser resolvido com uma aposta mais regular no onze inicial. Voltei a gostar do Quaresma e por muito que não me queira repetir, voltei a não gostar do Licá, quando foi substituído pelo Varela, fiquei com a ideia que em vez de estarmos a jogar com 10, passaríamos a jogar com 10,5. O 2-1 acaba por chegar naturalmente, fruto da forte pressão exercida pelo Porto, pelo meu Argelino preferido. Há uns 2/3 meses atrás sugeri ao treinador o que acabou por acontecer hoje, dado que tínhamos lacunas nos extremos, porque não apostar no Ghilas nessa posição, à semelhança do que se fez no passado com o Derlei e Lisandro? Aposta ganha, por isso escusas de agradecer, Paulo.


Concluindo, foi mais um mau jogo do Porto, semelhante a tantos outros esta época e pelo menos para mim, sem grandes expectativas que esta apatia generalizada mude no futuro próximo. Segue-se uma eliminatória com o Benfica a 2 mãos e pela primeira vez em muito tempo, tenho um claro e forte receio no desfecho final.

3 comentários:

Nuno Silva disse...

Otamendi: para mim é o mais fraco dos 3 centrais (4 se contares com o Rolando). Por vezes é desconcentrado e quase sempre mau na saída a jogar. exagera na posse de bola e já na época passada fez uma má época. dos 6/7 jogadores de trás é o que mais bolas perde.

Porto x Estoril: péssimo jogo, especialmente a 1ª parte. não há fome de bola, não há intensidade, não há pressão competitiva nem vontade de vencer. Os laterais presos por indicação táctica, com medo dos contra ataques do Estoril. Ora se não foi pelas linhas foi pelo meio, com 2 lances de Reyes mal batido. já o tinha visto no Dragão e estive atento a ele: é algo lento a reagir, e parece ter falta de coordenação motora fruto talvez da sua fiosionomia (alto, esguio e pouco musculado).

Herrera mostrou que tem muito mais para dar do que lhe tínhamos visto, mas também a jogar de 5 em 5 jogos fica difícil. Mas também não se percebe, como em quase tudo, quais são os jogadores que o treinador está a apostar e a preparar para entrar na equipa... é uma misturada de grelos!

Parece que vamos às couves na taça da Liga... pelo menos evitamos o risco de levar do Benfica no Dragão... agora na taça de Portugal vamos mesmo ter que nos fazer à vida... o prognóstico não é muito animador! Estamos a deixar inverter o momento psicológico que construimos nos ultimos 4 anos! sem que Benfica mereça sequer esse destaque!

Nuno Silva disse...

dificilmente um treinador muda de esquema táctico... são vários anos de preparação de um modelo de jogo, planos de treino, esquemas de exercícios, rotinas, dinâmicas...

ahahahah... P.F. parece que se esqueceu do portfolio com as fichas no Paços!

Nuno Silva disse...

ontem cheguei a torcer para que o Porto perdesse , na esperança que se mude de treinador, antes de levarmos com SCPe SLB e regresso da Liga Europa.