Pragmático QB

Pragmático QB

sexta-feira, 3 de abril de 2015

Maritimo 2 vs FC Porto 1 - 02.04.2015 - Taça da Liga


Ilha Maldita.

Não morro de amores por esta competição, o que não invalida que tenha ficado muito lixado com "F" grande com esta derrota do Porto, a 4ª da equipa esta época, a 2ª contra o Marítimo. O aviso tinha sido deixado à alguns meses atrás no jogo do campeonato mas de nada serviu para que jogadores e treinadores percebessem o quão perigoso é esta Marítimo na ilha. Taça Lucílio Baptista, Taça da Cerveja, chamemos-lhe o que quisermos, a verdade é que perdemos uma oportunidade de disputarmos uma final de uma competição oficial contra o nosso maior rival.

O Mister Lopetegui tinha dado indícios que faria alinhar uma equipa próxima da equipa base, com as chamadas antecipadas de vários internacionais. Essa ideia concretizou-se depois de ver o 11 inicial, embora tenha ficado com a ideia que o Mister ficou um bocado em cima do muro, nem apresentou o 11 mais forte disponível, nem jogou com uma equipa formada por segundas linhas, à imagem do que vinha acontecendo até aqui. Alex Sandro, Brahimi, Tello e Herrera ficaram no banco e Danilo nem convocado foi. Se no jogo do campeonato jogamos com a equipa mais forte e perdemos, era expectável que com tantas alterações na equipa, o rendimento não fosse o melhor. 

Há outro facto que é categórico, os jogadores do Marítimo jogavam um jogo de uma vida, um acesso a uma final de uma competição onde só estiveram por 2 vezes, a ultima das quais há 14 anos contra este mesmo adversário, enquanto o Porto encarou o jogo como a competição mais descartável das 3 onde está inserida. Isso notou-se desde o apito inicial com uma entrada muito forte dos insulares, que encostaram o Porto ao seu ultimo terço, criando a 1ª oportunidade de golo num cabeceamento de Marega - depois do Maazou, o Marítimo descobriu outro panzer - respondendo o Porto minutos depois num remate de Hernâni. O jogo estava repartido quando Casemiro encheu-se de fé e remata ainda do seu meio campo, passando a bola pouco acima da barra, seria um golo épico. O Porto nesta fase já tinha assumido o controle do jogo, chega ao golo num belo remate de Evandro mas adormece e sofre 2 golos de bola parada, o 2º dos quais em cima do intervalo. Lopetegui não mexe na equipa ao intervalo mas os jogadores do Porto vieram para a 2ª parte com 100% de raça e atitude mas 0% de discernimento. O jogo depois do descanso só teve um sentido, embora o Porto só tenha criado uma verdadeira ocasião de golos aos 84 (!) minutos por Aboubakar. A carne foi toda metida no assador com as entradas de Brahimi, Tello e Gonçado mas o resultado não sofreu alterações.

Fica aquela azia de mais uma derrota, o que nunca é saudável e positivo nem para jogadores nem para adeptos, e a possibilidade de disputarmos mais um jogo contra o benfas, o que é sempre bom para todos os portistas seja em que situação for. Seguem-se 2 competições a "sério" onde a atitude deverá ser completamente diferente destes 2 ultimos jogos em que não ganhamos.


Maicon - Jogo enorme do capitão, o MVP do Porto. Aquela braçadeira tem poderes mágicos sobre quem a enverga, que o diga o meu querido Mariano González que numa altura em que foi capitão marcou 2 golos absolutamente extraordinários como podem ver aqui e aqui. Foi incansável a defender e um dos grandes dinamizadores do ataque na 2ª parte. Sem culpa directas nos 2 golos do Marítimo.
Hernâni - 30 minutos iniciais de grande nível, foi um pesadelo para o defesa direito maritimista e podia ter marcado aos 15 minutos num remate de primeira a passe de Óliver. Apagou-se quando mudou de flanco e como é o "elo mais fraco", foi o primeiro a ser substituído.
Óliver - Um jogo à Óliver. Sempre a correr, sempre a trabalhar. Faltou-lhe o meu menino mexicano, para que o espanhol fosse mais incisivo e constante no jogo. Vem de lesão e ainda está à procura da melhor forma mas fez um jogo competente.


Ricardo - Não gostei. O rapaz pode estar a ser trabalhado para ser o substituto de Danilo mas nota-se que tem muito que pedalar. Má abordagem no lance do penalti, para mim há um aproveitamento do jogador do Marítimo mas aceito o penalti. Em vez de se estar a transformar um extremo em lateral porque não fazer crescer Victor Garcia?
Evandro - Marcou um grande golo mas não fez esquecer Herrera. Evandro é bom de bola, é inteligente com e sem a redondinha mas falta-lhe estar ligado à corrente. Ontem senti a falta das piscinas do mexicano.
Aboubakar - Talvez o pior jogo do Vincent ao serviço do Porto. Pareceu-me cansado e isso notou-se no domínio de bola. A bola de cada vez que chegava ao camaronês vinha com picos. Podia ter marcado numa boa defesa de Salin mas foi muito pouco mas o avançado do Porto.


Sem comentários: