Pragmático QB

Pragmático QB

domingo, 12 de abril de 2015

Rio Ave 1 vs FC Porto 3 - 11.04.2015 - Liga Portuguesa



Vitória justa e sem arcos.

"...o Rio Ave costuma-nos criar dificuldade nos Arcos, 20 jogos e apesar do Porto só ter perdido uma vez, tem 8 empates e 11 vitórias, ou seja, o Porto não ganha quase 50% dos jogos em Vila do Conde. Se juntarmos a isto, a recente e justa vitória sobre o Benfas, estão reunidos factos para um jogo muito complicado."

No inicio do mês de Abril fiz esta pequena análise acerca do que seria a batalha em Vila do Conde e a verdade é que não tendo sido um jogo fácil, foi um jogo menos complicado do que era esperado. Vitória inteiramente justa alicerçada em factores estatísticos incontornáveis, o Porto brindou o Rio Ave com 56-44% de posse de bola, 22-8 nos remates e 9-3 em cantos. Segue-se a Académica, que também hoje foi brindada com uma goleada às mãos do benfas, e que espero que chegue igualmente mansinha ao Dragão.

O Porto ao contrário do que têm sido os jogos esta época, entrou nos Arcos com a carga toda e fez uma excelente primeira parte. Estavam cumpridos os primeiros 15 minutos e já o Porto tinha criado 3 excelentes oportunidades de golo por Brahimi (golo mal anulado), Marcano e na mesma jogada Aboubakar, Alex Sandro e Quaresma. Nesta altura já o Quaresma tinha feito 127 cruzamentos, 126 dos quais sem aproveitamento prático e viu-se também 2/3 cantos marcados de forma inovadora - com um pequeno toque, seguido de cruzamento - com os resultados do costume, ou seja, inconsequentes. O Porto acaba por chegar ao 1º golo de penalti por Quaresma, castigando falta sobre Danilo na área, (que beneficia de posição irregular no momento em que Quaresma atira à barra) o mais difícil estava feito e podemos assistir a uma meia hora de grande nível. Após o golo sofrido, o Rio Ave solta-se e tem 3 remates pelo Ukra, Diego e Jebor, todos eles de fora da área. A primeira parte estava praticamente no fim quando o Danilo se lembrou que nos descontos também se marca, e depois de receber um passe do Alex, remata colocado para 2º golo (jogada curiosa, com os 2 laterais a aparecerem à entrada da área). A 2ª parte mal tinha começado e já o Porto poderia ter matado o jogo em 2 ocasiões, primeiro por Aboubakar e de seguida por Alex Sandro. O Rio Ave responde numa tolada de Jebor que Fabiano desvia com os olhos e o jogo estava perfeitamente controlado, até que Tarantini, que tem um especial gosto em nos marcar, conclui uma bela jogada de Marvin pela esquerda. O Porto acusou o golo, ficou nervoso e só o calmante Hernâni sossegou jogadores e adeptos.



Danilo - O MVP da partida. O Quaresma saiu cedo e por isso o merengue foi o melhor em campo. Grande disponibilidade física durante o jogo todo, exemplo disso é o sprint aos 93 minutos de jogo. Marcou um grande golo, mais um, e aproximou-se de Branco na lista dos defesas goleadores. Prova jogo após jogo a sua qualidade e a sua dedicação ao clube. Sou fã desde o 1º dia e continuarei a ser até ao ultimo jogo.
Quaresma - Enorme 1ª parte. Fintou, cruzou, defendeu, cruzou, rematou à barra, marcou e cruzou novamente. 45 minutos de grande qualidade, sempre em jogo. Assumiu a responsabilidade de substituir Tello e tem jogado como se tivesse menos 10 anos. Saiu aos 63 minutos a pensar no Bayern.
Casemiro - O 6 portista nunca será um Gatuso, assim como nunca será um Pirlo mas a sua presença em campo é obrigatória. É um autentico cão de caça e todas as equipas precisam de jogadores assim.
Herrera - Tal como Casemiro, nunca será um Lampard mas podemos contar com ele para deixar tudo em campo. Esteve muito em jogo, apesar de algo displicente em muitas situações. Se eu fosse para a guerra gostava de o levar junto com o Casemiro, o brasileiro porque abatia um grande número de inimigos e o mexicano porque passava as batalhas todas a correr, levar porrada, carregar armas e a disparar.
Brahimi - Agarra-se muito à bola quando o mais fácil era jogar simples mas a classe e facilidade como limpa 1/2 adversários é criminosa. Viu um golo ser-lhe anulado porque sim.
Hernâni vs Quintero - Ver a forma díspar como Hernâni entra em campo em comparação com Quintero é revelador do sentimento com que os 2 jogadores encaram as oportunidades que o treinador lhes dá. Quintero sempre com aquele ar de quem "todos lhe devem, e ninguém lhe paga" e Hernâni como se a sua vida dependesse daqueles 15, 20 ou 30 minutos. Marcou o golo que lhe escapou contra o Estoril numa jogada semelhante.
O jogo caseiro antes dos holofotes - Grande entrada em campo. A mensagem e ideia dada pelo Mister que o que interessava hoje era este jogo foi plenamente assimilada por toda a equipa.



Adormecimento da 2ª parte - O Porto precisava matar o jogo com um 3º golo, como isso não aconteceu a equipa pôs-se a jeito para o que aconteceu, golo do Rio Ave e o despertar de fantasmas recentes. Felizmente o Hernâni entrou muito bem em jogo e selou o resultado.
Nada mais a declarar a não ser os erros do auxiliar de Vasco Santos que anula um golo limpíssimo a Brahimi e não vê o fora de jogo do Danilo na altura de remate à barra do Quaresma.








Sem comentários: